Amigos do Fingidor

terça-feira, 3 de julho de 2018

Roupa suja nem sempre se lava em casa



Pedro Lucas Lindoso


Há um ditado popular que diz: “roupa suja se lava em casa”. Não sei ao certo a origem, mas brigas e disputas entre familiares devem ser resolvidas sem escândalos e, obviamente, no ambiente doméstico.
Madame Carradot, professora de Francês, ensinou-me que Balzac utilizava a expressão “Il faut laver le linge sale en famille”. Em Inglês se diz: “Wash your dirty linen at home”.
Metáforas são metáforas. O fato é que muita gente não lava a roupa suja em casa. Há as modernas lavanderias. Antigamente, aqui em Manaus, havia as lavadeiras. Essas senhoras pegavam as roupas nas residências para lavar nos igarapés. Secavam no sol. Colocavam as roupas para “quarar” ou “coarar”. Significa deixar as roupas de cor branca ou clara, como toalhas e lençóis, já lavadas e ensaboadas, expostas ao sol, para ficarem com um branco "imaculado", ou seja, sem manchas.
Conheci um rapaz que trabalha em uma plataforma de petróleo. O regime é de 14 dias de trabalho por 21 dias em terra, de folga. O petroleiro leva para cada embarque a quantia exata de 14 cuecas. Ao chegar em seu alojamento, coloca as peças diligentemente empilhadas na primeira prateleira do armário. É o fiel indicativo de quantos dias fica embarcado. Cada dia uma cueca. Há um prazer incontido em vestir a última peça, pois significa que desembarca naquele dia. Cada um com sua mania.
Não sei se é lenda ou fato histórico. Dizem que no auge do Ciclo da Borracha, aqui no Amazonas, enquanto os barões da borracha acendiam seus charutos em notas de libra esterlina, suas esposas mandavam, por navios, seus enormes vestidos de festa para serem lavados na Europa.
No lobby de um conhecido apart-hotel da cidade, um executivo relatava aos colegas que sua maleta vem de São Paulo com ternos, camisas, meias e cuecas limpas. A mesma muda de roupas usadas e sujas retornam para São Paulo no fim de semana.
O que nos leva a concluir que nem sempre a roupa suja se lava na cidade ou no local onde foi usada.
Presenciei um jovem casal discutindo e brigando na fila do caixa de um supermercado local. Infelizmente e metaforicamente, roupa suja também nem sempre se lava em casa.