Amigos do Fingidor

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Faltou o pai da Anna Júlia


Pedro Lucas Lindoso


Seminário jurídico de uma empresa do Polo Industrial de Manaus. Ao final dos trabalhos é oferecido um coquetel de encerramento. Um piano toca músicas suaves, enquanto advogados e executivos confraternizam animadamente. De repente, um deles pede ao pianista:
– Toca “Marina”. Prontamente atendido. A música de Dorival Caymmi é executada ao piano e magistralmente cantada pelo pianista. O solicitante fala ao telefone com sua filha que se chama Marina. A moça é instada a ouvir a música pelo celular do pai.
– Toca “Roberta”, pede outro. E a cena se repete. Por fim, um terceiro solicita ao pianista que cante “Aline”.
O pai da Marina explica que não deu o nome a sua filha por causa da música, muito bonita, por sinal. Mesmo porque não ficaria triste em ver a filha bem maquiada nem ficaria de mal com ela.
Já o pai de Roberta confessa que a mãe dela não sabe e nem pode saber. Antes de conhecer a mãe da garota, o tiozão sukita do pedaço havia namorado outra “Roberta”. A famosa canção italiana, cantada em bom italiano por Peppino di Capri, diz:
Roberta, ascoltami (Roberta, me escute)
Ritorna, ancor' ti prego (Volte, mais uma vez lhe peço)
A tal Roberta, obviamente não o perdoou e não voltou. O coroa casou com outra. E essa outra não vai perdoar-lhe se souber o motivo do nome da filha.
Já o pai de Aline, que já é uma jovem senhora, foi mais tranquilo. Disse que tanto ele quanto a mãe da Aline, namoram até hoje ao som da bela canção francesa de Cristophe, nome artístico de Daniel Bevilacqua. Aline foi o primeiro sucesso do cantor e compositor francês. Aliás, gostamos de música francesa e nossa lua de mel foi em Paris, explicou o pai da Aline.
O pianista se divertia com a conversa. Quando garotas e adolescentes as meninas ficam envergonhadas, mas depois se acostumam. Comentou que as três músicas são muito requisitadas nos dias dos pais em todas as churrascarias do Brasil. Tem ainda uma outra.  E perguntou: cadê o pai da Anna Júlia?
Esse é roqueiro e fã de Los Hermanos. Certamente, bem jovem. Ainda não fez concurso para a companhia, respondeu o pai da Aline.