Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Mangará



Pedro Lucas Lindoso


Tia Idalina mora em Copacabana, no Rio de Janeiro, há décadas, mas não se desliga das coisas daqui de Manaus. Telefonou-me quase de madrugada para falar de bananas. Disse-me que comprou uma dúzia de bananas-prata no supermercado e estavam horríveis. Banana de laboratório, resultante de enxerto e possivelmente transgênica. Um horror, segundo ela.
Idalina não come banana-maçã. É coisa para criança e velho. Explicou-me que também não come banana-d’água ou nanica porque é sem graça e laxante. E claro, abomina a tal da banana-ouro porque, considera a mais calórica das bananas.
Ainda existe a feira da banana aí em Manaus? Perguntou.
Tia Idalina ficou horrorizada com a feira da banana, da última vez que esteve em Manaus. A feira surgiu do nada. Uma desorganização. São frutas vindas do interior do estado. Compra-se por atacado. Além das bananas, que é o carro chefe, vendem-se cebolas, tomates e batatas, frutas regionais diversas e até queijo que vem do interior.
Eu disse a ela que estava bem mais organizada agora. Mas os problemas ainda são muitos naquele lugar. A sujeira ainda é visível e existe a questão da segurança. Quando tia Idalina visitou a feira tudo era ainda improvisado. O Mercado havia ficado pequeno para a comercialização das bananas e frutas. Criou-se o espaço quase que espontaneamente.
No final da conversa veio o pedido. Não sei como ela soube que eu estava indo ao Rio de Janeiro.  Os pedidos de titia são ordens. Mandou ir ao mercado ou à feira da banana. As encomendas dessa vez eram um cacho de banana-prata regional e um cacho de pacovã. (Imaginem transportar essas bananas para o Rio de Janeiro). Traga com mangará.
Mangará é a ponta terminal da bananeira, formada pelas folhas que cobrem as pencas. Também conhecido como coração da bananeira.
Lembrei-me que um mangará fora usado para seviciar o estudante Delmo. O rapaz foi vítima de um crime bárbaro que chocou Manaus dos anos 50. Delmo foi morto por dezenas de taxistas, aqui em Manaus. Vingança pela morte estúpida de um deles, cometida por Delmo. Os crimes, tanto o cometido por Delmo quanto o seu assassinato, chocaram a cidade.
O que tia Idalina quer com um mangará? Vai saber!