Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de abril de 2019

A Páscoa, o coelho e seus auxiliares



Pedro Lucas Lindoso


A Páscoa de minha infância tinha um sentido mais religioso. A celebração principal era a missa, onde todos os que já tinham feito a primeira comunhão deveriam se confessar e comungar.
O tal coelhinho da Páscoa já existia. Mas parece que não tinha muito prestígio na minha época de menino. Talvez porque não havia o apelo de consumo dos dias atuais. Coelho e Papai Noel vendem muitos produtos. Principalmente para a criançada.
Nos dias atuais, o coelho da Páscoa anda prestigiadíssimo. Minha sobrinha Ceci, de apenas sete anos, que mora nos Estados Unidos, escreveu uma cartinha para um tal de Mr. Lepercon. Trata-se de uma entidade do folclore irlandês. Aparece geralmente no período da Quaresma. É quando se comemora o dia de Saint Patrick, festejado em 17 de março e muito popular por lá.
Mr. Lepercon seria possivelmente um auxiliar do coelho da Páscoa. Também interage com unicórnios, duendes e outros seres que encantam as crianças e alguns adultos mundo afora. Especialmente, as entidades mágicas que andam pelo arco-íris. Local fantástico onde há um pote de moedas de ouro. Parece-me que o tal de Mr. Lepercon administra ou sabe onde está o tal pote de ouro. Como é de conhecimento geral, esse misterioso tesouro se localiza no final do arco-íris.
Dizem que o tal de Mr. Lepercon fica ocupadíssimo na época da Pascoa. Ele tem que auxiliar o coelho na confecção e embalagem de ovos de chocolate. Os ovos são para ser distribuídos entre todas as crianças boazinhas ao redor da terra. Incluindo Ceci, seu irmão Nicholas e os primos brasileiros.
Pois bem. Vamos então falar da cartinha que Ceci escreveu para o tal de Mr. Lepercon.  Ceci, que vem de uma linhagem de gente inteligente e bem sucedida, houve por bem propor negócios com o tal irlandês. Na missiva, a esperta garotinha propõe ao administrador do tal pote de ouro cuidar dos cavalos, dos duendes e dos unicórnios. A contrapartida seria receber o famoso pote como pagamento.
Entre suas obrigações contratuais, a pequena Ceci se compromete ainda a comprar um caminhão e um trailer para facilitar a vida do tal Lepercon na distribuição dos ovos.
Essa minha sobrinha vai longe. Executivos da Wall Street guardem esse nome: Cecilia, conhecida carinhosamente como Ceci.