Amigos do Fingidor

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A poesia é necessária?

 

5ª Sinfonia de Beethoven

Solano Trindade (1908-1974)

 

5ª Sinfonia de Beethoven

Os dois tímbalos

parecem o mundo

partido ao meio

 

Eu gosto da barbaria dos tímbalos

como de todas as melodias

como de todos os sons

como de todas as cores

como todas as formas

Detesto limitações

eu gosto da barbaria dos tímbalos

 

5ª Sinfonia de Beethoven

Estou sofrendo

como as mulheres de parto

Eu gosto da barbaria dos tímbalos

Chove lá fora

e Garcia Lorca passeia na chuva

 

Barbusse está cheio de amor pela vida

e Beethoven escuta a própria Sinfonia

Não sei onde está o fim

nem o princípio das cousas

sei que gosto da barbaria dos tímbalos

 

Eu sou como a semente

que espera a terra

Eu serei plantado

e meus irmãos repousarão sobre mim

quando eu for uma árvore frondosa

Minha amada está despida para me receber

Seu corpo é como a 5ª Sinfonia

Seus olhos são como a 5ª Sinfonia

Seus seios

são como a 5ª Sinfonia

A minha amada é universal.

 

Oh! se eu pudesse pintar a 5ª Sinfonia

Chove lá fora

Van Gogh passa em passos largos

Gauguin está pintando as mulheres das ruas

e eu estou perdido

dentro de mim mesmo

porque não sei pintar

a 5ª Sinfonia de Beethoven

 

Onde estão os bárbaros?

Onde estão os civilizados?

Onde está o amor?

Onde está o ódio?

Estão na 5ª Sinfonia

As crianças marcham à minha frente

cantando uma canção de esperança

 

Ouçam todos os que me entendem

eu amo a 5ª Sinfonia de Beethoven

e não quero limites para viver.