Amigos do Fingidor

terça-feira, 7 de novembro de 2023

Chega em outubro?

 Pedro Lucas Lindoso


Minha querida tia Idalina tem um ditado que eu não compreendo totalmente. Mas, às vezes, parece que faz algum sentido. Ela diz que “o que não vem em abril, chega em outubro”.

De fato, neste outubro que ora se finda, primavera por aqui e outono no hemisfério norte, muita coisa “chegou” inusitada e inesperadamente.

Tivemos um eclipse solar anular. As regiões norte e nordeste foram as mais privilegiadas. Aqui em Manaus muitas pessoas observaram o fenômeno, inclusive tirando foto e filmando a olho nu.  Espero que não tenha sido prejudicial à visão dessas pessoas. O Poder Público deveria alertar melhor a população sobre os riscos desses fenômenos para a visão.

Nesse outubro com gosto de agosto tivemos ainda o insuportável nevoeiro. Logo no dia cinco de outubro, quando se celebra o dia da Amazônia. Manaus amanheceu tomada por fumaça provocada pelas queimadas. Além da capital, cidades vizinhas como Careiro da Várzea e Iranduba ficaram com o céu encoberto por um dramático e insalubre nevoeiro cinza.

De repente, uma chuva benfazeja amaina e o céu volta a oferecer o nosso conhecido mormaço. As chuvas de repente cessaram e parece que há ainda alguma fumaça nos ameaçando. Deus nos proteja de nós mesmos, homens insensatos.

E por fim, mas não menos dramático e aterrorizante, temos a guerra na Faixa de Gaza. Crianças e jovens sendo mortos por decisão de velhos que não são atingidos e pouco são afetados. Deus nos proteja de nós mesmos, homens insensatos.

E a insensatez reflete-se aqui em nossa terra. Pessoas tomam partido movidas por questões e ódios alheios e que não nos dizem respeito. Brasileiros engajam-se em certas ideologias, mesmo eivadas de certa legitimidade, acendem ódios e promovem mais divisões, brigas e discussões entre nós. Pessoas que outrora viviam em cordialidade. Hoje esses brasileiros, muitos incautos, aquecem as discussões e desentendimentos entre amigos e familiares, inutilmente. Brigas condimentadas por questões que muitos nem sabem a origem, os valores e ideais. Verdadeira Importação de ódios e divergências alheias.

Todos sabemos que outubro é o décimo mês do ano. E dura trinta e um dias. Já foi o oitavo mês. Quando o ano se iniciava em março no calendário romano. Se outubro já foi o oitavo mês, já chegou a ser agosto, que pelo calendário gregoriano e atual, agosto é o oitavo. Se agosto é mesmo o mês do desgosto, Idalina tem razão. O que não chega em abril, chega em outubro?