Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O ensino das artes visuais através de releituras fotográficas

.

Como promover o conhecimento das Artes Visuais de forma compreensível, prática, prazerosa, atualizado com técnicas e temas contemporâneos? Foi a partir destas questões que foi criado o projeto RELEITURAS em CLIQUES.

Este é um projeto de arte-educação que propõe utilizar a releitura como forma de promover o conhecimento sobre as artes visuais. Diferente do que muito se faz nas escolas, a releitura de imagens não é a cópia de uma obra, pois ela contém outros elementos que a tornam única e a diferenciam da obra original. E para tornar a releitura uma obra contemporânea, o projeto também utiliza a linguagem fotográfica como resultado final, por ser atual e muitas vezes questionado o seu valor artístico. Além disso, a releitura em fotografia também é um recurso muito utilizado por renomados artistas contemporâneos, como os brasileiros Vik Muniz e Thiago Costackz.

Sidney Silva, arte-educador e coordenador do projeto, realizou, com o apoio da FUNARTE, através da 7ª edição do programa Rede Nacional ARTES VISUAIS, durante o mês de setembro, na cidade de Manacapuru, uma oficina pedagógica para socializar os conhecimentos desenvolvidos no Centro de Educação SESC em Manaus. Os conteúdos curriculares de história da arte, fotografia e arte contemporânea, foram apresentados durante toda a oficina através de atividades teóricas e práticas. “Além destes tivemos também a participação da fotógrafa Ruth Jucá, que apresentou seus trabalhos e assim permitiu uma aproximação maior da obra e do artista com os arte-educadores.” Afirma o professor, que também criou um blog (www.releiturasemcliques.blogspot.com) para registrar todas as atividades realizadas. .

“O projeto RELEITURAS em CLIQUES foi um grande desafio, pois são muitos os obstáculos para realizar uma atividade de formação dentro da realidade amazônica, mas enfim conseguimos produzir resultados bastante qualitativos e assim alcançar os objetivos do projeto de ser um espaço de promoção do diálogo entre arte-educadores e suas práticas, entre a técnica e o olhar artístico, entre a obra original e a crítica da realidade”, considera Sidney Silva.


Após uma exposição itinerante pelas escolas públicas de Manacapuru o resultado final deste projeto poderá também ser apreciado pelo público em Manaus a partir desta terça-feira (19/10), às 19:00h, na Galeria Café do SESC (Rua Henrique Martins,426/Centro), através de uma exposição aberta ao público em geral, que não precisará ter conhecimento prévio de história da arte, pois as obras são acompanhadas de legendas que permitirão que o visitante conheça a obra original, o autor e técnica utilizada. Sidney acredita que a experiência desenvolvida em Manacapuru possibilitou mais que conhecimentos sobre história da arte, pois serviu também de motivação para que outros arte-educadores possam também realizar projetos que permitam cada vez mais o acesso democrático ao universo das artes visuais.

_____________________________________________________________________

Projeto: Exposição Fotográfica RELEITURAS em CLIQUES

Data: 19 a 30 de outubro/2010

Local: Galeria Café do SESC (Rua Henrique Martins, 426/Centro) Manaus-Amazonas