Amigos do Fingidor

domingo, 24 de abril de 2011

A arte emblemática de HR Giger 2/2

Jorge Bandeira


Os críticos de arte descrevem a obra de Giger como se fosse uma espécie de telescópio ou microscópio, revelando segredos sombrios da alma humana. Giger, em sua obra, reveste de importância psicológica o trauma do nascimento junto com expressões fortes de seu estar vivo, existente. Passagens, reentrâncias, perfurações, violações, eis uma seleta gama de recursos visuais de impacto que fazem de Giger um mestre absoluto das mutilações e mutações. O fato seguro é que Giger retrabalha e dá vida a várias formas de material biológico, secreções vaginais e penianas, sangue, urina, carnes, peles, numa escatologia mecano-humana.

A incrível imaginação, aliada a uma técnica peculiar no trato de seu objeto artístico fazem de Giger um mestre da arte contemporânea, numa estética que podemos classificar (caso seja possível) como “beleza terrível”, e a cada dia seu círculo de admiradores só cresce, seja em contato com suas exposições em diversas galerias de arte por todos os continentes, no mundo do cinema (os fãs de Alien e do filme Species), no mundo da música (Emerson, Lake & Palmer, Dead Kennedys, Deborah Harry, a vocalista da banda Blondie e a banda de rock Korn buscaram ajuda a Giger para suas realizações visuais), nas artes plásticas onde pululam “cópias” de suas criações, e onde mais o mestre Giger transita em sua rigorosa busca pelo encantamento dos que enxergam a arte como a busca desse infinito possível.

Erotomechanics VII.

As cores metálicas, cinzentas e de um “triste azul” nas obras de Giger canalizam nossos sentimentos para o lúgubre, uma espécie de futuro melancólico, e mesmo as imagens do coito sexual carregam a estranha sensação de morte, o gozo da morte, a morte perpetuada. São felações transmitindo a oleosidade corrosiva aos corpos, onde o prazer é deliciosamente vinculado ao sadismo e à perversão. O sarcasmo de Giger talvez seja este, o de antever um mundo onde o gozar efêmero seja como a vida perene, algo passageiro, e que acaba levando à inércia, permeando as relações humanas, em todos os níveis e opções, de uma certa carga de nostalgia e de padecimento pelo que se vive no agora, causando a provável prisão do sentimento, onde a relação projeta um falso brilho, que logo se oxidará. Máquinas que se confundem com os seres humanos, restos de lodo que se juntam a essas atrações traiçoeiras, uma máquina ao mesmo tempo zelosa e pseudo-organizada.

O obra de Giger é uma ejaculação precoce, uma frigidez repercutindo a fragilidade dos corpos frente ao esmagador elemento totalizante das máquinas da sociedade industrial e cibernética.

Não há lirismo possível dentro da imagística sexual de Giger, os corpos são profanados, descarnados, numa união desigual entre a porosidade da pele metálica e metalizada, cor de chumbo, de elemento envelhecido. O que reluz é uma estranha sensação de junção biônica desses corpos, mas que não carrega um símbolo de união perfeita, antes de uma profanação ocasional, numa luta evolutiva entre o metal e a carne perecível. Giger é um artista que aponta na direção do além, de uma arte feita para “contaminar” as retinas através das mais recônditas formas e deformações provocativas que um corpo pode suportar, no aspecto lânguido da sexualidade e da relação sexual entre seres biomecantropomórficos.

Necronom.










Necronom V.













As transformações vertiginosas no campo da ciência e da tecnologia são absorvidas e ruminadas pela visão apocalíptica de Giger, num universo particular onde sobrevivem e se toleram seres espectrais e monstruosos, que são interpenetráveis em suas escolhas pela simbiose violenta, e que trilham caminhos siameses neste mar revolto e dantesco de suas ações sexuais. Elimina, o artista, a fronteira entre dor e prazer, entre gozar e sofrer, entre ter e receber. Uma linha tênue do pensamento se vislumbra, causando ao mesmo tempo um vínculo com o humano e o grotesco, fato que leva Giger a ser alcunhado de o “Hyeronymus Bosch do mundo industrial e tecnológico”.

Como um Leonardo da Vinci da pós-modernidade, Giger realiza seus rascunhos de forma obsessiva, buscando o melhor ângulo, a melhor cor, a perspectiva por excelência, a melhor textura, o melhor elemento de composição de sua magnífica obra, e a forma final é determinada por este rigor inconteste sobre suas criações. O artista domina o começo, o meio e o fim de seu trabalho, e não abre concessões para nada e ninguém. Não pode haver dois Giger em seu cataclismo de soluções imaginárias. Sua patafísica é da primazia da individualidade. Caberá ao espectador de sua obra determinar o aparato de utilidade estética, de onde suas sensações o levarão a lugares desconhecidos, pouco prováveis, ou para um recanto de seu conhecimento, mas do qual Giger seria esse porteiro da insanidade que lhe daria as chaves necessárias para aprofundar suas descobertas, a chave de seu inconsciente.



Alguns artistas almejam construir uma arte que se perpetue, que seja uma dignificação da capacidade do ser humano de avistar o horizonte. Giger talvez seja um curioso caso de artista que se perpetua, se eterniza pelo modo contrário, a partir do caos destruidor que não deixa pedra sobre pedra, no caso dele, metais retorcidos e corpos mutilados e mutantes, deformados. O horizonte, neste caso, está feito um anjo terrível encravado nas costas de cada ser humano, um anjo exterminador.



Para saber mais sobre HR Giger: