Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de abril de 2011

Brasil, Brasis: insulamento e produção literária no Amazonas

.

Coordenado pelo professor Gabriel Albuquerque e aprovado pelo Edital MCT/CNPq 14/2009 – Universal, o Projeto Brasil, Brasis: insulamento e produção literária no Amazonas tem como sua principal preocupação o estudo de problemas postos para aqueles que se propõem a fazer a investigação sobre a produção literária no Norte do Brasil e o necessário reconhecimento da distância que se impõe entre esse Norte, mais especificamente o estado do Amazonas, e os centros dispersores de cultura. Para ir além da clássica dualidade centro-periferia, faz-se necessário investigar a constituição histórica e cultural do Amazonas a fim de sairmos do mero campo das generalidades para uma pesquisa que busca alcançar o estético e o cultural. É nesse ponto que a idéia de insulamento aparece como um problema a ser pensado.

Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto, ocorre desde 2010 um ciclo de palestras cuja continuidade se dará com a participação da médica e antropóloga Luiza Garnelo (FIOCRUZ) que falará sobre a Tradição das Narrativas Orais Baniwa. A palestra ocorrerá, na terça-feira, 05 de abril, no auditório 2 da Faculdade de Tecnologia, no campus da UFAM, às 14h.

Como resultado parcial da pesquisa, o mestrando Joaquim Onésimo Barbosa defenderá a dissertação Narrativas Orais: performance e memória, no Programa em Sociedade e Cultura na Amazônia, na sexta-feira, 08 de abril, às 09h:30, no mini-auditório do PPGSCA.