Amigos do Fingidor

domingo, 3 de abril de 2011

A insônia dos grilos

Hildeberto Barbosa Filho


Quem está habituado a conviver com a poesia sabe muito bem dos seus poderes misteriosos, do seu alcance incomensurável, das suas surpreendentes e inquietantes revelações.

No dorso da sua linguagem, seja nominal ou discursiva, podem galopar os elementos da natureza ou residirem as especulações metafísicas, as angústias existenciais ou as faturas inominadas do lirismo mais cotidiano. Ora um pedaço da tarde, a variedade anímica do poeta, a liturgia da mesa de bar; ora a trajetória das formigas, o enigma da osga, o anonimato do suicídio, enfim, a física e a metafísica das coisas que tecem o sudário rotineiro da vida.

Isto, sim é, matéria de poesia. É matéria convocada na composição do ritmo, na falange das imagens e na sinfonia das ideias articuladas esteticamente na poesia de Jorge Tufic, acreano radicado no Ceará, selecionada em A insônia dos grilos, Fortaleza, LCR, 1998.

Atento a detalhes nem sempre considerados de vigor poético, Jorge Tufic como que ensaia, na figuração de sua linguagem de sintaxe coloquial mas de semântica densamente metafórica, um curioso tratado das minudências despercebidas. Minudências que se recuperam, não raro, sob o filtro poético fundido com a dimensão irônica do humor.

É assim, logo no poema “Registro no etéreo”: Perdi minha agenda/com meus poemas de bar./Em que mãos estarão se desfazendo/aquelas folhas de manuscritos ilegíveis? /E os endereços e telefones anotados? E as caricaturas de artistas/que viram meu nariz/dobrando a Via-Láctea?

No mesmo viés, podemos referir, entre outros, textos como “A herança”, “Promessa de fé” e “A poesia incomoda”.

Em todos eles, o poeta alicia ao rescaldo prosaico da temática um elemento de surpresa e de desvio em prol da sugestão significativa peculiar à genuína poesia. Veja-se, a título de exemplo, o poema “Os dedos da mão”: Agulhas com som de chuva/tecem, lá fora, os vitrais/da noite, talvez, que desce./Mas é o silêncio que tece/a urtiga dos vendavais.

Na segunda parte da coletânea ( “Odes ao que não passa”), Tufic exercita o verso e o poema mais alongado. Tateando motivos característicos da cotidianeidade lírica, põe em foco a condição hodierna do poeta, sobretudo em certas passagens de “Ode aos rejeitados do canto”, sem perder de vista, contudo, o eterno e o insondável da condição humana.

Não deixam de ecoar, aqui, as vozes lancinantes de poetas com Fernando Pessoa e José Régio, a que a sensibilidade e a cultura do autor nunca se mostram indiferente.

Não obstante, Jorge Tufic é Jorge Tufic, único talvez na prolação destemida de verso assim: (...) Foi à mesa de um bar/que aprendi a linguagem dos átomos, sua justaposição/nas moléculas do poema. (...) Há de haver sempre uma vaga,/um canto, uma brecha, uma fuga/onde posamos beber e conversar/em liberdade. E, por que não?/Onde possamos erguer nosso brinde fraterno/aos duzentos e trinta anos de paz/em três mil anos de guerra, de “Ode ao bar”.

É, pois, neste diapasão de inequívocos estranhamentos estéticos que se tramam todos os sortilégios da motivação em A insônia dos grilos.

À semelhança de outros momentos da vasta trajetória poética de Jorge Tufic, da qual destacaríamos títulos, como Varanda de pássaros (1956), Faturação do ócio (1966), Lâmina agreste (1978) e Retrato de mãe (1995), temos neste volume a presença vívida de um artífice do verso e domador inconteste da palavra, do ritmo e do metro associado, no entanto, ao visionário de imagens quase sempre inventivas e delirantes.

Se a poesia, assim como a festa e o amor, são formas concretas de comunicação, isto é, de comunhão, de acordo com os ensinamentos de Octavio Paz, em A dupla chama: amor e erotismo, e se o poeta, conforme leciona Baudelaire, em seus Pequenos poemas em prosa, “goza desse incomparável privilégio de poder, à sua vontade, ser ele mesmo e outros”, estamos certos de que a poesia de Jorge Tufic, enquanto autêntica poesia, partilha dos extraordinários segredos dessa rara comunhão, da mesma forma que Jorge Tufic é poeta que dá voz a si mesmo, às suas pulsões e fantasias, mas também, enquanto autêntico poeta, dá voz às carências ontológicas do outro. Seja a persona, a coisa; seja a natureza, seja o réptil...

Na sua lira, o mundo fala e os organismos da vida podem enunciar sua retórica e seu silêncio...