Amigos do Fingidor

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Curso de Arte Poética

Jorge Tufic


O quanto dissemos, no entanto, ao desembocar nas teorias extremamente provocadoras do século XX, com seus mitos tecnológicos e o pretendido “discurso de ninguém”, amplia-se numa sequência de fatos ligados à conquista da fotografia, do cinema, das artes plásticas, e conduzem à nova ciência de ler o mundo, que tem na Semiologia o seu ponto de apoio. Assim, o campo ainda mal definido do poético excita os pesquisadores a testarem a saturação verbal do Ocidente, opondo-lhe ou impondo-lhe o ícone utilizado no Oriente. A ocorrência de uma ruptura com a tradição ocidental torna-se, deste modo, inevitável com os trabalhos de Fenollosa, cuja influência sobre Ezra Pound resulta numa poética de estrutura gráfica, como a de Mallarmé. Umberto Eco: “A Poética, no sentido mais lato da palavra, se ocupa da função poética não apenas da poesia, onde tal função se sobrepõe a outras funções da linguagem, mas também fora da poesia, quando alguma outra função se sobreponha à função poética.”

                   A liberdade criadora atinge o seu clímax. Renova-se o vocabulário com o dia-a-dia, as gírias vão sendo aproveitadas, os padrões castiços cedem ao incremento de novas experimentações no domínio da sintaxe, com o pronome oblíquo iniciando períodos, entre muitas outras, inclusive a busca de recursos poéticos nos falares indígenas. Acirram-se as polêmicas entre os epígonos do concretismo, do neoconcretismo e os defensores do verso, os sinólogos, como eram considerados por Fenollosa. É nesse estágio, precisamente, que uns e outros se aprofundam em sua teoria a respeito do objeto poético ou objeto da poesia, estes procurando estabelecer uma forma que pudesse distinguir a prosa da poesia, revalorizando a função da metáfora, e aqueles colocando a poesia como “antiliteratura”, estando mais relacionada com as artes (pintura, música etc.), do que com a sintaxe lógico-discursiva da prosa. Entre os defensores do verso estão, naturalmente, os poetas da geração de 45. Alguns poemas concretos, explorando ainda o valor da palavra em seus diversos níveis (prosódico, sintático, semântico), os poemas-objetos e a poesia/processo, afirmam em definitivo a posição de uma vanguarda atuante, já repercutindo em outros países da América e da Europa. OLHO POR OLHO, de Augusto de Campos, é um exemplo de clareza e eficácia. O próprio autor explica que o mesmo “não necessita de ‘chave léxica’ explícita porque se compõe de signos extraídos da realidade cotidiana: uma esteira de olhos arrancados a personagens conhecidos conduz a um triângulo formado por sinais de trânsito, de significação universal (...). Esse poema 'inqualificável' tem, pois, uma semântica visível a olho nu.”