Amigos do Fingidor

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Platônica IV


Tainá Vieira
 

“Oi, querida!”, tu me saudavas quando eu chegava à Fundação. Beijava-me a mão e sorrias. Eu te levava sempre o jornal e algumas peras. Sentada à beira da tua cama, ficava ouvindo as historias que tu contavas. Ria muito e aprendia mais ainda. No teu encontro com o Che Guevara, ele te xingou de pequeno burguês. Pelo teu jeito, tu devias o estar contrariando.   E tua viagem a Paris, contaste-me que um dia estavas tomando um cafezinho num bistrô bem aconchegante, falavas tão bem o francês, que o dono perguntou de que região da França tu eras. E como tu sempre gostavas de te exibir, deste o nome de uma cidadezinha de lá e ele acreditou. Pareço ouvir agora as tuas gargalhadas contando essas histórias. Essas e tantas outras. Eu não gostava daquele lugar, não era lugar para ti. Toda vez que ia lá era um sofrimento para mim. E quando a visita acabava era pior ainda, pois talvez no outro dia, eu não o visse mais me saudando ao chegar. Enfim, foste embora. Partiste para um lugar distante?! Talvez! Mas para onde foste? Para o sol? Gostavas de sol, Luiz? Estás no alto de uma montanha? Contando as estrelas? Ou desenvolveste a escultura? E és tu o escultor das obras magníficas feitas em nuvens, que eu vejo todos os dias, no céu?...Ah, Luiz, já sei. Encontrastes o Che, fizeram as pazes e agora ele é teu discípulo... Sorte dele, que te tem. Quanto a mim, não mais ouvirei “oi, querida!”.