Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A priori, um chopp



Pedro Lucas Lindoso

Advogado militante, Chaguinhas vive o Direito e coisas da Justiça vinte quatro horas por dia. Entre uma galhofa e outra, adora usar o juridiquês, o jargão típico dos operadores do direito, em situações do dia a dia. Quando algo é anormal ou fora do esquadro, Dr. Chaguinhas vai logo dizendo:
– Isso é inconstitucional.
Essa semana encontrei-o apavorado. Teria cometido uma ilicitude gravíssima.
Chaguinhas foi a um seminário jurídico em Salvador. Chaguinhas é fiel a sua esposa, mas foi seduzido por uma garota de programa. Precavido, decidiu que quem pagaria a conta não seria a pessoa física Chaguinhas, mas o CNPJ da pessoa jurídica Chaguinhas Advogados Associados. Tudo isso para enganar melhor a cônjuge virago.
Infelizmente o pior aconteceu. A mulher dele desconfiou daquele fim de semana inusitado em Comandatuba.  Marquinhos, um “faz tudo” de Chaguinhas, para evitar perder o emprego, abriu o jogo para a patroa. Algo como uma delação premiada.
A mulher de Chaguinhas pediu o divórcio. Seria o fim, a essa altura da vida, dividir todo o patrimônio, incluindo os imóveis herdados de seu pai, posto que Chaguinhas é casado em comunhão universal de bens.
Pediu desculpas e nada. Foi aí que Dr. Chaguinhas propôs um acordo de leniência. Muito na moda ultimamente, é aquele em que uma pessoa jurídica (no caso o escritório do Chaguinhas) envolvida em ilegalidade denuncia o esquema e se compromete a auxiliar na sua investigação. O Chaguinhas Advogados se comprometeu a comprovar que era só uma acompanhante e nada mais. Prometeu ressarcir todos os custos da noitada em qualquer viagem ao exterior.  Em troca, Chaguinhas pessoa física pode receber o benefício do perdão e retirada do pedido de separação.
A esposa aceitou. Vão viajar para Austrália e Nova Zelândia, antigo sonho de consumo da virago.
Estávamos num barzinho comemorando o acordo de leniência, quando Chaguinhas pediu ao garçom:
– A priori, um chopp. Eu disse que o rapaz não ia entender. E ele:
– Entende sim. A posteriori darei a ele um bom pixuleco, nome em voga para gorjeta.