Amigos do Fingidor

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lembranças ao prefeito



Pedro Lucas Lindoso

Fui a Jaguariúna, interior de São Paulo, visitar tia Ana Maria e primos que moram por lá há anos.
Jaguariúna é uma cidade aprazível e próspera do interior paulista. Foi em Jaguariúna, na casa dos meus primos amazonenses, que conheci dona Elsa. Uma simpática senhora que ajudou minha prima a criar os filhos e secretariar nos serviços domésticos.
Imagine alguém que conhece Manaus e nossas comidas como ninguém sem jamais ter visitado a cidade. Essa é a dona Elsa. Faz uma excelente caldeirada de tambaqui, um apetitoso pirarucu de casaca e até tacacá.
Adora doce de cupuaçu e já viu várias fotos do Encontro das Águas, do Teatro Amazonas e da Ponta Negra.
Quando há alguma notícia sobre a cidade de Manaus ou mesmo do Amazonas na televisão, Elsa corre para ver. 
Mesmo sem qualquer autoridade para tal, resolvi nomear dona Elsa como Consulesa honorária de Manaus junto a municipalidade de Jaguariúna.
Elsa é uma figura conhecida na cidade. Adora politica. Conhece todos os vereadores e secretários do município. É íntima do prefeito da cidade.
Elsa é uma disputada cabo eleitoral. Nos períodos de eleição os políticos buscam o apoio incondicional da dona Elsa. E ela vibra com os arranjos políticos e dá notícia de tudo e de todos.
Quando soube que eu morava em Manaus quis saber se conhecia o Mercado Adolpho Lisboa.
– É lá onde compram a farinha do Uarini e pimenta murupi. Não existe aqui em Jaguariúna e nem em São Paulo, me disse.
Além das coisas de nossa terra, Elsa gosta mesmo é de política. Perguntou-me se conhecia o prefeito de Manaus. Eu lhe disse que sim. Mas não era íntimo. Ao nos despedirmos, Elsa foi enfática.
– Lembranças minhas ao prefeito de Manaus.