Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Celebrar 60 anos! “Cheers” e vivas


Pedro Lucas Lindoso

Há 60 anos muita coisa acontecia aqui na nossa querida Manaus. A senhorita Zeina Ramadan, Miss Amazonas 1956, não conseguiu classificar-se entre as finalistas do concurso Miss Brasil. Uma injustiça com a beleza e o charme da mulher amazonense. O Amazonas se vingaria elegendo no ano seguinte, em 1957, a insuperável Terezinha Morango.
Em abril daquele ano o Presidente Juscelino Kubistchek visita a cidade e o município de Nova Olinda, onde a PETROBRAS havia encontrado petróleo.  Juscelino saiu do Rio na noite do dia 17 de abril de 1956. Naquela viagem, com histórica escala em Goiás, JK assinaria Mensagem ao Congresso encaminhando projeto de lei sobre a mudança da capital. Era o início da construção de Brasília.
Aqui em Manaus Ruy Rey e sua orquestra-show se apresentavam na Maloca dos Barés. O famoso músico e sua trupe haviam chegado à cidade no “constellation” da Panair do Brasil.
Em julho de 1956 inauguram-se dois ícones da história cultural do Amazonas: o coral João Gomes Junior criado pelo maestro Nivaldo Santiago e o início do ICBEU – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos.
Numa época em que não havia patrocínios e tudo era mais difícil, o Maestro Santiago cria um coral e presenteia a cidade com música de qualidade. Outro herói cultural, o Professor Ruy Alencar, junto com empresários do porte de Edgard Monteiro de Paula, Moysés Israel e o saudoso irmão de minha mãe, tio Robert Daou, fundaram o “English Speaking Club”, célula mater do ICBEU.
O coral celebra 60 anos sob a presidência da querida Cleomar Feitosa. Nivaldo Santiago, Professor Emérito da Universidade Federal do Amazonas e que agora dirige outro coral em Minas Gerais, está na cidade para o recital festivo.
O sessentão ICBEU brinda os manauaras com a Exposição “Art ICBEU 60th – Artistas contemporâneos”, reunindo dez grandes nomes das artes do Amazonas.
Nesses novos tempos, pouco se fala em concurso de miss, não existem mais a Maloca dos Barés, nem o “constellation”. A Panair é só uma feira.
Entretanto, o ICBEU é nossa maior e mais antiga escola de língua inglesa. Além da galeria de artes e auditório, salas interativas e lab, possui expressiva biblioteca e acervo cultural.  O coral João Gomes Junior continua firme e forte. Parabéns maestro, Cleomar e demais coralistas. Bravo, Maestro! E “cheers” to ICBEU!