Amigos do Fingidor

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Goodbye – Fiquem com Deus


Pedro Lucas Lindoso

O Reino Unido decide deixar a União Europeia. Os ingleses são assim. Quando não mais interessa estar presente, eles se despedem, solenemente. Em 43 anos de União Europeia jamais abriram mão de sua própria moeda, a Libra Esterlina. Denominada orgulhosamente de English Pound. Não chegaram sequer a aderir ao Euro. A moeda inglesa sempre correu o mundo. Já foi corrente aqui em nossa Manaus, nos áureos tempos da borracha. Os ingleses monopolizaram todos os serviços públicos de nossa cidade entre o final do Império e início da República, até logo após a I Guerra Mundial. Manaós Tramways and Light, Manaós Harbour, a Booth Line e ainda a Amazon Telegraph, dentre outras, eram bastante lucrativas aos investidores ingleses.
Alguém disse que o sol nunca se punha nos domínios do Império Britânico. É verdade. Enquanto é meia noite aqui na vizinha antiga Guiana Inglesa é meio dia em Nova Zelândia, na Oceania. O clima ameno neozelandês e a paisagem e o relevo de lá eram mais apropriados ao gosto inglês, comparados com a hostilidade amazônica. Enquanto Nova Zelândia se tornou um paraíso desenvolvido, a nossa vizinha Guiana permanece abandonada e conflituosa.  Com anos de violência entre a maioria de origem africana e os indianos e outras minorias. Os ingleses disseram goodbye em 1966. Há também disputas de territórios com a Venezuela. Os ingleses não gostam disso. Disputas étnicas, conflitos inter-raciais desagradam os súditos de sua majestade. 
Outro dia, num evento no Ideal Clube aqui em Manaus, símbolo de uma época em que se recebiam telegramas com carimbo da Amazon Telegraph, alguém disse: “vou sair à francesa”. O que seria isso, perguntei. Sair à francesa” é uma locução que significa ir embora de algum evento social sem se despedir de ninguém, furtivamente.
Diferentemente dos franceses, os ingleses abandonam os seus domínios solenemente. Fazem acordos, tratados e partem para Londres, the City, sempre em pompas e circunstâncias altamente favoráveis.

A palavra goodbye teria origem etimológica em God be with you. Ou seja, Deus esteja com você. A saída do Reino Unido da União Europeia nos parece medo de contaminação religiosa, racial e de refugiados. Mas não deve ser só isso. O tempo certamente dirá que haverá muitas vantagens econômicas para a Inglaterra. O Reino Unido disse adeus para a Guiana, para Manaus, para a Índia, Hong Kong e agora para o continente Europeu. Um solene goodbye.  Ou seja, fiquem com Deus.