Amigos do Fingidor

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Cuidados com a saúde no Talmud



João Bosco Botelho

Os primeiros hebreus (palavra oriunda do termo hebraico Éber, ou עברים, significando “descendentes do patriarca bíblico Éber”) foram um povo semítico do Oriente Médio. Essa compreensão foi utilizada pelo poder romano ao referir os judeus: grupo étnico e religioso de ascendência hebraica. É possível que, anteriormente, os hebreus chamassem a si mesmos de israelitas, embora esse termo tenha caído em desuso após a segunda metade do século 10 a.C. Os hebreus falavam uma língua semítica da família Cananéia, à qual se referiam pelo nome de “língua de Canaã”, citada por Isaías 19:18.
Esse povo, de pouca importância político-militar, se comparado aos vizinhos maiores e tecnologicamente avançados, compôs o Pentateuco, livro sagrado dos monoteísmos.
A partir da destruição do Templo de Salomão pelos romanos, no século 1, é difícil falar em Medicina hebraica bíblica pura, mesmo com todos os cuidados tomados pelos líderes religiosos e políticos na preservação da tradição.
O povo de Israel começou, pela segunda vez, a longa viagem em direção de diferentes terras e a gradativa absorção da cultura desses povos. Esse fato contribuiu para a organização do Talmud e o consequente fortalecimento da herança cultural do povo hebreu acumulada durante milhares de anos.
Desse modo, a valorização da cultura dos sábios era praticada como meio de melhorar a educação dos filhos. Nesse período, com os rabinos sendo os mais letrados e absolutos conhecedores da tradição, a prática médica dominante, nas comunidades hebraicas, ficou conhecida na historiografia como Medicina talmúdica.
A palavra hebraica talmud significa "acostumar-se, aprender". Posteriormente, o sentido se estendeu como "estudo, instrução, ciência", em particular a ciência da Torah. De modo adicional, também para caracterizar o "halakot" ou direito consuetudinário, a parte da Torah ligada à tradição oral e à jurisprudência.
Esse extraordinário livro, o Talmud, foi escrito em hebraico, aramaico, grego e latim. Divide-se em seis partes: Zeraim, agricultura; Moed, festas, lazer, solenidade e jejum; Nashim, leis do noivado, casamento, divórcio; Nezikim, prejuízos, indenizações e jurisprudência civil e penal; Kodashim, abate dos animais e sacrifícios; Toharoth, regras para a purificação.
No conjunto, são abundantes os ensinamentos práticos e coerentes das regras sociais, baseados no conhecimento historicamente acumulado, capazes de organizar as comunidades nos seus aspectos básicos da sobrevivência, inclusive o modo de conduzir o parto.
Existem dois Talmuds, frutos dos diferentes interesses que moviam as populações judias, na Babilônia e na Palestina, ambos escritos em torno do século 6 d. C.
– Talmud da Babilônia (Talmud Bauil), contém ensinamentos milenares das escolas de Nchardea, Sura, Mahuza e Pumpedia na Babilônia, foi redigido entre os anos 352 e 427 e completado no século 6;
– Talmud de Jerusalém (Talmud Yeruchalmi), compilado nas cidades de Seráfis, Tiberíades  e Cesaréa, na Palestina, escrito em hebraico e aramaico, em torno dos anos 199-279 d.C.
Para alguns judeus, o Talmud é de origem divina para ensinar a essência da vida na busca da perfeição. 
Muitos médicos judeus se formaram nas escolas de leitura do Talmud. Ao associarem os saberes talmúdicos à Medicina grega hipocrática, se tornaram famosos. A comprovação deste fato é dada pela carta de Imperador Antônio solicitando ao rabino Yehuda Hanasi um médico entre os seus alunos para tratar um escravo pessoal.