Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Do tempo do fecho éclair



Pedro Lucas Lindoso

“Hoje é sexta, quem não sabe é besta”, dizia um colega de trabalho que invariavelmente convocava o pessoal para um “happy hour” após o expediente.
Num desses encontros, regados a chopinhos e boa conversa, alguém retornou do banheiro com o zíper da calça aberto. Alertado discretamente, o colega distraído comentou não saber se o correto é braguilha ou barguilha. 
Consultado o velho dicionário Aurélio, vimos a definição: “barguilha – Abertura dianteira das bragas; ou de qualquer calça, calção, ceroula, etc.”. Mas o que seriam bragas? Ora, braga é “calção, geralmente curto e largo, que se usava outrora." O Dicionário da Língua Portuguesa e o festejado Houaiss acolhem ambas as formas – barguilha ou braguilha. Além disso, também apresentam, como variantes, alçapão, barriguilha, bragueta, carcela, portinhola, que geralmente se fecha com botões ou fecho éclair.
E o zíper? Chaguinhas explica que a história do zíper ou fecho éclair ou simplesmente "fecho", começou em 1893 na Exposição Mundial de Chicago, nos Estados Unidos onde esse objeto deslizante para fechar e abrir roupas foi apresentado pela primeira vez.
 Mas a melhor estória da noite ainda estava por ser contada. E tinha que ser do Chaguinhas. Recém divorciado, o querido colega e ilustre causídico conseguiu levar a namorada para seu apart-hotel, logo após uma suntuosa recepção de casamento.
A moça vestia um longo e sofisticado vestido de festa.  Diz ele que a gata parecia a Rita Hayworth no papel de Gilda, num filme antiguíssimo que causava escândalo porque tinha uma cena de strip-tease. "Nunca houve uma mulher como Gilda". O strip-tease resumia-se em duas luvas sendo despidas, com a pressuposição de que a etapa seguinte seria o zíper sendo aberto para que o tomara que caia caísse. De repente, entre beijos e abraços, a namorada sussurra:” Abre o meu RIRI”.
 Mas o que seria RIRI? Houve uma risada geral. Chaguinhas omitiu o que houve após a abertura do RIRI, mas sugeriu que se pesquisasse na internet. www.riri.com. Site de um sofisticado produtor de zíper italianos da melhor qualidade. Mas sou mesmo é do tempo do fecho éclair! Concluiu ele.