Amigos do Fingidor

terça-feira, 7 de março de 2017

Em compensação...



Pedro Lucas Lindoso


Meu grande amigo Raimundo Alcides, quando jovem, foi juiz de futebol. Ele me explicou que, no futebol, reparar um erro, contrabalançar uma marcação malfeita, pode resultar em outro erro. Se determinado juiz anulou um gol indevidamente não deve marcar um pênalti em favor do outro time, como compensação. Vai cometer um segundo erro. É a velha estória: um erro não justifica outro.
Fico pensando se alguma das premiações do Oscar desse ano não foi uma ação modificante ou supletiva da academia ou do próprio “establishment” que é a ordem ideológica, econômica e política que constitui a sociedade americana. Ao premiar o filme iraniano – O apartamento, Hollywood provocou o boicote do diretor iraniano Asghar Farhadi à cerimônia do Oscar. Foi um protesto ao banimento de viajantes de sete países de maioria muçulmana ordenado por Trump.
A compensação visa regular previamente um ou vários aspectos, num sistema qualquer, de forma a contrabalançar fontes conhecidas de erros ou equívocos. Nem sempre dá certo. Muitas vezes provoca outros equívocos. Outros erros. Muitas vezes ocorrem injustiças. Podem ocorrer protestos, como no caso do diretor iraniano.
Fico pensando se o erro do anúncio ao filme vencedor não teria sido uma jogada de marketing. Uma compensação? Afinal o outro favorito La La Land foi o vencedor por alguns segundos.
Teve a cerimônia do Oscar para quem só gosta de cinema e não gosta de carnaval. Em compensação atrapalhou a vida de quem gosta de ambos. A Portela foi campeã. Uma das alas era sobre “Um rio que era doce”. A escola falou da tragédia dos rios, passando também por lendas e religiões.
A conclusão que chego é que os artistas e intelectuais, tanto os ligados ao cinema de Hollywood quanto aos do carnaval do Rio, em suas manifestações, são unânimes em alertar para um grande mal - a intolerância. Seja racial, religiosa ou qualquer outra forma de intransigência. Todos estão certos porque em pleno século 21 não podemos concordar com tanta intolerância, principalmente entre dirigentes políticos.  
Lamentavelmente houve acidentes durante o desfile das escolas Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca. Em compensação, nenhuma escola foi rebaixada para o grupo de acesso por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Para os psicanalistas a compensação é um mecanismo de defesa que atua inconscientemente, e pelo qual o indivíduo tenta compensar deficiências reais ou imaginárias. Faltou fiscalização. Em compensação... só Freud explica!