Amigos do Fingidor

terça-feira, 21 de março de 2017

Me tira dessa lista



Pedro Lucas Lindoso

A lista de aprovados em universidades federais talvez seja aquela mais ansiosamente esperada por pais, amigos e familiares dos estudantes vestibulandos. Já para os craques de futebol é a lista de convocados para a seleção brasileira. Principalmente, em época de Copa do Mundo.
Há vários tipos de listas: lista negra, lista telefônica, que caiu em desuso, lista de material escolar, lista do supermercado.
Temos a palavra rol, sinônimo de lista, com origem no Inglês “roll”. Usada muito frequentemente ao se fazer o rol de roupas para a lavanderia. A “roll call” é a conhecida lista de chamadas. Na minha época de ginásio, quando “bullying” só existia na prática e não havia teorias a respeito, os meninos temiam cair no número 24.
Em Inglês, usa-se também a palavra “list”. Há o famoso filme Schindler's List. A lista de Schindler. O filme se passa na Segunda Guerra com os alemães iniciando a relocação dos judeus poloneses para o Gueto de Cracóvia. Schindler monta uma fábrica cujos trabalhadores recebem permissão para sair do Gueto. São judeus considerados “essenciais” para o esforço de guerra da Alemanha Nazista. Essa providência os salva de serem transportados para campos de concentração. “A Lista de Schindler” compreendia esses judeus considerados trabalhadores “especializados”.
Nesses tempos de Operação Lava Jato, nenhuma lista provocou tanto rebuliço no Brasil como a LISTA DE JANOT. O procurador-geral pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de 83 inquéritos contra políticos de todos os partidos e de todas as matizes ideológicas. Foram delatados pelos funcionários da Odebrecht. Janot também pediu a quebra de sigilo dos depoimentos, mas quem decidirá sobre isso é o ministro Edson Fachin, responsável pela Lava Jato no STF. Não se sabe quanto tempo ele demorará para julgar as petições.
Diferente dos judeus que foram salvos pela lista de Schindler, nenhum político quer estar nessa abominável lista, obviamente.
Meu irmão mais velho resolveu listar os netos sexagenários de meus avós paternos, por ordem de idade. Postou essa horripilante lista da geração mais velha dos netos no grupo de WhatsApp da família. Eu imediatamente postei de volta: me tira dessa lista! É mais sinistra que a do Janot!