Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de março de 2023

Dia da Mulher – vamos caminhar juntos

Pedro Lucas Lindoso

 

A História da Humanidade nunca foi exclusividade nem privilégio dos homens. De Cleópatra a Elizabeth II, de Joana D’Arc a Maria Quitéria. Na política tivemos ainda Anita Garibaldi e Princesa Isabel. Na poesia, Cecília Meirelles; na pesquisa científica, Madame Curie. Mulheres artistas como Bibi Ferreira e Fernanda Montenegro, divas consagradas de nosso Brasil.

Mas não precisamos ir tão longe. Aqui mesmo na nossa terra há inúmeros exemplos de mulheres valorosas, verdadeiras heroínas. O que não falta em Manaus e no mundo inteiro é nomes de mulheres que merecem ser lembradas, homenageadas e cultuadas.

Vou começar citando minha heroína particular, mãe de meus filhos, esposa e companheira de mais de 40 anos – Vera.

Ela e minha mãe são as duas grandes heroínas de minha vida. Muitos aqui conheceram minha saudosa mãe Amine Daou Lindoso e sua dedicação ao meu pai, a nós, os filhos, netos, genros e noras. Dedicação esta que não impediu de exercer com dignidade e eficiência o papel de esposa e primeira dama do Amazonas, quando meu saudoso pai, José Lindoso, governou este estado.  Amine Lindoso teve trabalho reconhecido perante os meninos carentes da Manaus, os hansenianos, bem como de toda a sociedade manauara.

Perguntei à Professora Etelvina Garcia, outra valorosa mulher amazonense, que me sugerisse o nome de uma senhora que fosse pioneira no empreendedorismo do Amazonas. Ela me falou então da Senhora Maria Monassa. Ela dirigia caminhão e era responsável pela logística dos empreendimentos dos Monassa. Era uma mulher de fibra, empreendedora e possivelmente foi a primeira grande executiva deste estado. Em seu nome quero homenagear todas as amazonenses empreendedoras e trabalhadoras.

Gostaria ainda de homenagear a minha irmã que é freira. Irmã Liliana Lindoso, diretora da Casa Mamãe Margarida. Liliana tem dedicado toda a sua vida a cuidar de meninas vitimizadas. Meninas carentes. Ela, quando moça, teve tudo: estudo, família, beleza, carinho. E mesmo assim, resolveu se dedicar às meninas que tiveram pouca chance na vida. Meu carinho, admiração e respeito a ela.

E finalmente, a vocês todas, mulheres, mães, filhas, avós, netas, sobrinhas, noras, tias, amigas quero expressar meu respeito, carinho e sincero voto de um FELIZ 8 DE MARÇO. Sabemos como é difícil o relacionamento humano. Entretanto, é por isso que precisamos cada vez mais uns dos outros. Faço então um convite a todos os homens, pais, filhos, avós, maridos, irmãos, o convite para comemorarmos juntos o dia 8 de março. A mulher precisa do homem. E os homens, delas. Vamos caminhar juntos.