Amigos do Fingidor

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Sol e vento

Pedro Lucas Lindoso

 

O apagão elétrico ocorrido neste mês de agosto acendeu novas e requentadas preocupações sobre a geração e distribuição de energia em nosso país. Mesmo porque as causas do evento ainda não foram suficientemente esclarecidas.

O que nos parece senso comum é que devemos priorizar formas de energia limpas advindas do vento e do sol. Há ainda muito negacionismo. O fato é que estamos maltratando demais nosso planeta.

A energia eólica já é uma realidade no Brasil e está integrada ao famoso linhão de transmissão. Esse que por alguma razão deixou o Brasil sem energia naquela manhã de terça-feira de agosto.

A energia dos ventos é gerada a partir da energia desses ventos que movimenta pás e ativa as turbinas. Essas turbinas geradoras são instaladas em regiões altas para captar a maior quantidade de vento possível.

Os estados brasileiros que mais geram energia eólica estão no Nordeste e o Rio Grande do Sul também se destaca. O estado do Piauí é um dos maiores produtores dessa energia. (Informações obtidas após leituras no Google).

A energia dos ventos sempre foi importante para nós, brasileiros. Os ventos impulsionaram as caravelas de Cabral. Para alegria do reino de Portugal e seus aliados. E muita tristeza para os povos originários daqui. Depois foram buscar, ainda em naus movidas pelos ventos, os povos da África. Em condições já relatadas por Castro Alves, há muitos anos.

Na mitologia grega os ventos eram comandados pelo deus Éolo. Que esses ventos que produzem uma energia limpa e renovável nos sejam benfazejos!

Temos ainda ao nosso dispor, também em grande quantidade, a energia que vem do sol. A Energia solar é, assim como a eólica, uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação emanada diariamente pelo sol. Essa energia pode ser utilizada por diferentes tecnologias, inclusive nas usinas termossolares. Desde os primórdios da humanidade o homem também utiliza a energia solar. Como a geração de fogo através do calor dos raios de Sol concentrados por meio de vidros ou espelhos.

Apolo é um dos deuses mais conhecidos da mitologia também por ser o deus do Sol. Mas a personificação do Sol está em Hélio, irmão da deusa Éos, personificação do alvorecer.

Vamos pedir ao Senhor da Terra que nos dê energia mais limpa e renovável. Para o bem do planeta e da humanidade.