Amigos do Fingidor

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A miragem elaborada – 19

Zemaria Pinto

O homem noturno, a busca da luz



VI


Apesar de íntima e apaixonadamente identificado com a região amazônica, Werk não se deixa inebriar pelo jogo fácil das cores. O claro/escuro de sua poesia tem nuances que só o olhar mais contemplativo e paciente poderá perceber. Considerando apenas o aspecto dia/noite, observa-se a gama de símbolos que o poeta utiliza.

O entardecer – a luz sendo substituída pelas trevas – é “prenúncio de luto” e representa a morte, a decadência, a ruína:

                                                                           amargo
                    instante só de ocasos construído

A noite, por sua vez, tem dupla função. Há a noite que sucede o entardecer, mas há noite que precede a manhã. A primeira traz em seu bojo espectros sombrios, gemidos de dor, angústia, desespero. A noite desce sobre o poeta e seu universo. A noite veste-o. A noite despe-o.

                    Noite. Deve ser noite. Nada vejo
                    no mar. O meu navio é uma figura
                    suja do mundo escuro deste mar
                    de noite. E eu vazio dentro dele.

Estes versos, do “Soneto V”, seriam palavras de um encarcerado? Seriam palavras de um torturado? A chave talvez esteja no fechamento do soneto: dúvida que enlouquece o homem e alonga a noite:

                    Esta sombra indecisa é minha sombra?
                    Desde quando navego neste barco?
                    Desde quando esta noite continua?

A outra noite – a que precede a manhã – é cúmplice do homem, protegendo-o e à natureza. Em “À irmã sem amor” ele afirma que

                    a antiga semente do amor

                    germina no silêncio da noite.

A noite que prepara a manhã, com seus pássaros, suas árvores e seus frutos, protege a natureza porque faz parte dela. A noite com seus ruídos, com suas sombras, com sua luz, é parte da vida, da natureza amazônica. Esse pacto entre o homem e a natureza o conduz ao sonho de busca da manhã, a busca da luz. E a manhã chega com a festa do retorno ao lar.

Noite/exílio/tristeza. Aurora/retorno/alegria.

A manhã constrói o dia. E o homem se retempera. E como fruto de flor nascido, amadurece ao sol do meio-dia.