Amigos do Fingidor

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eu ainda não disse tudo – apresentação

Zemaria Pinto*


Eu ainda não disse tudo ou O sal da idade é um inventário da trajetória poética de Renato Augusto Farias de Carvalho, formada desde as reminiscências da infância até as lembranças vivas de um presente que se dissolve em passado a cada instante. Para o poeta, esta é a sua matéria de trabalho: o tempo que se esvai deixando marcas indeléveis na pele da memória.

O tempo, essa abstração que ora se apresenta Ariel ora Caliban, é o motivo principal deste livro, assim como Vinho e Verso é um livro com sabor de distâncias: tempo e espaço, completando-se. Manaus, Niterói. Ajuricaba, Arariboia. Infância, madureza. O tempo, liame de dois universos que se fundem no lavor poético, como no texto VII, dos “Atos Contritos”: O pronome correto em mim / sempre foi você. / Embarcou nas madrugadas / do quintal / viajou nas ladeiras dos Remédios(...) / Vou pronominar, na velhice, / seu jeito particular / de me ensinar / a complicada gramática / de amar.

Renato extrai humor de situações que poderiam ser patéticas ou mesmo piegas, como no belo “Reencontro”, em que o dia de finados se transforma em dia de festa: subvertendo as expectativas, o que seria mera simbologia converte-se em maravilhoso. Mas infância e velhice não prescindem da palavra mágica: saudade. Enunciada várias vezes ao longo do livro, sua expressão-síntese está no poema “De longe”, onde adjetivo e substantivo, formado por metonímia, se fundem para representar o indizível: Aqui me navego / por inteiro / num imenso amazonas de saudade.

O tempo é uma experiência individual, é o repositório da vivência de cada um. Experiências. Olhando para trás, o poeta desarma-se, desnuda-se e, num ritual de passagem, enfrenta novos desafios. Assim é o poema “Poucos minutos depois da morte”, cuja leitura/releitura é imprescindível para a compreensão da essência deste livro cativante, da alegre tristeza (alegreza/tristezia) de sua escritura: o desafio de escrevê-lo não como um lamento, mas como um cântico de celebração da vida e da poesia.

Renato Augusto Farias de Carvalho ainda tem muito a dizer, sim – e o sal da idade credita sabedoria e arte às suas palavras.

(*) Apresentação ao livro Eu ainda não disse tudo, de Renato Augusto Farias de Carvalho,
que será lançado amanhã, 29/01, às 10h00, na livraria Valer.