Amigos do Fingidor

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Salvo pelo nome



Pedro Lucas Lindoso

O namoro dos pais de Waldisney foi embalado pela trilha sonora do desenho da Branca de Neve. Compostas por Frank Churchill, as belas músicas do primeiro desenho de longa metragem Disney, de 1937, venceram, meritoriamente, o Oscar da categoria.
As músicas se tornaram clássicos modernos. O filme foi reprisado nos anos oitenta, quando os apaixonados pais de Waldisney se casaram.
O rebento foi homenagem ao incrível Walt Disney. O pitoresco nome foi sempre motivo de polêmicas e bullying. Por causa disso e para simplificar, Waldisney prefere ser chamado de Ney.
Colegas de trabalho de Ney resolveram formar um grupo para ir a Miami.  Era a chance de conhecer a Disney posto que haviam recebido uma gorda e inesperada PL – participação nos lucros, paga pela empresa onde trabalham, instalada no PIM de Manaus.
 A turma primeiramente foi a Brasília tirar o visto na Embaixada Americana. Lawrence Augusto, líder do grupo, conta que o visto do Waldisney teria sido negado. E que só lhe concederam o almejado visto por causa de seu nome. A funcionária da embaixada teria ficado encantada e carimbou o passaporte de Waldisney para que pudesse, finalmente, conhecer o Mundo Encantado de seu, digamos, homônimo tão querido.
Waldisney não deveria ter colocado no facebook que iria para Miami. O bairro da Compensa todo ficou sabendo e as encomendas não paravam. 
Mary Kateryny, a namorada do Ney, que não foi porque não tinha visto, só liberou se ele lhe trouxesse um celular 4 G, uma chapinha americana nova, um tablet, mais de doze itens de maquiagem, além de um tal aparelho baby lis.
 O dentista da fábrica pediu quatro water pics. Um irmão encomendou um jogo eletrônico, o outro um celular e um notebook. A irmã suspirava por cremes diversos e também o tal do baby lis. A lista da sogra é de arrepiar. Uma tia querida entregou-lhe, constrangida, uma enorme lista de vitaminas e outra de cremes para a pele.
O grupo se divertiu muito na Flórida. Alugaram dois enormes carros. A viagem de Miami para Orlando só teve dois pequenos incidentes: uma multa por excesso de velocidade e um erro estratégico de pagamento de pedágio. Tudo sem maiores consequências.
Divertiram-se muito. Estragaram-se em compras e voltaram felizes e contentes para Manaus.
O que preocupava Waldisney era a vistoria na Alfândega. A turma avisou que cinco tablets e quatro celulares iria chamar muito a atenção.
Dizem que para quem chega durante o dia, a vistoria é ainda mais rigorosa.
Waldisney, nervoso, cedia a vez aos colegas na fila. Saiu e entrou da fila, empurrando e retirando o seu carrinho com duas portentosas malas diversas vezes. Quando alguém era solicitado a abrir a bagagem ele ia para o final da fila. Claro que aquilo chamou a atenção do fiscal. Seria revistado com toda a certeza!
Quando chegou a vez do Waldisney o fiscal, já pronto para a inspeção, viu o nome do Waldisney na declaração e exclamou:
– Você é o Waldisney, colega do meu filho no Colégio Militar?! Bem-vindo de volta a Manaus!

E foi assim que Waldisney escapou das multas alfandegárias. Salvo pelo nome!...