Amigos do Fingidor

terça-feira, 11 de agosto de 2015

É sempre primavera



Pedro Lucas Lindoso


Estive visitando um sítio de amigos lá pelas bandas do Tarumã. Paulinho, um garoto esperto e inteligente de 10 anos de idade, é filho do caseiro. Disse-me que estudava em escola rural e fazia o quinto ano. Pedalava sua bicicleta por quase uma hora até chegar à escolinha. A professora, dona Vanessa, ia de moto.
Paulinho me contou que estava estudando as estações do ano. Entendeu o que era inverno e verão. Mas não compreende bem o que era a tal primavera e o outono.
Disse a ele que o nosso planeta terra divide-se em zonas temperadas, equatorial e os polos. Na verdade, a primavera só é bem definida nas zonas temperadas, como no sul do Brasil. Nós moramos na Zona Equatorial.
Para nós, que vivemos na Amazônia, o importante mesmo é o regime das águas. O rio sobe de dezembro a junho e a vazante de julho até novembro. Como na vazante chove menos, aí ocorre o nosso verão. Os dias são mais quentes ainda!
 A professora disse que outono é estação das frutas e as folhas caem. Paulinho argumentou que tem fruta o ano todo. E deu exemplos:
– De janeiro a maio dá muito araçá-boi. De julho a dezembro a gente colhe açaí. De novembro até março é época de pupunha e camu-camu.
Dadas essas explicações Paulinho foi me mostrar os jardins da propriedade. As flores estão sob os cuidados da mãe dele. Paulinho e os irmãos também ajudam no cultivo. O sítio produz muitas flores que são vendidas em Manaus.
 Dona Vanessa havia ensinado que a primavera é a estação das flores.
Paulinho mostrou-me um canteiro com lindas açucenas e malvinas. Havia também antúrios, cambraias e flor de janeiro.
– Aquela é conhecida como oxum amarela, explicou-me.
Finalmente o curumim sabido me levou perto de árvores frondosas e me disse:
– Olhe só: nessas árvores tem bromélia, pingo do céu e sininho.
Aqui no sítio é sempre primavera.