Amigos do Fingidor

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Não jogo candy crush saga



Pedro Lucas Lindoso

Antigamente nas antessalas dos consultórios médicos via-se pessoas lendo jornais ou revistas. Algumas faziam palavras cruzadas. O mesmo ocorria no saguão dos aeroportos, nos fóruns trabalhistas ou qualquer outro ambiente em que a espera é inevitável e se precisa “matar” o tempo.
Atualmente todos portam tablets ou celulares. Estava eu no consultório do dentista com outras seis pessoas. Três adolescentes, dois jovens adultos e uma senhora. Todos estavam com tablets. Exceto a senhorinha. Eu conferia e-mails no celular. A simpática senhora de prováveis setenta anos nos observava. Olhava curiosamente para os adolescentes que dedilhavam seus i-pads com uma rapidez inexplicável e uma expressão eufórica de ansiedade e atenção. Não piscavam os olhos. Todos jogavam esses joguinhos eletrônicos da moda.
Eu sorri ao ver um vídeo engraçado postado por uma amiga aposentada que mora no Rio de Janeiro. A senhorinha me perguntou as horas e eu amavelmente lhe disse que era quase meio dia. E desliguei o celular. Ela não se conteve e me perguntou:
– O senhor pode me dizer por que sorria?
Foi então que lhe mostrei o vídeo. Eram senhorinhas como ela que, pasmem!, pulavam cordas. Ela ficou encantada e me disse que o celular dela não comportava nada disso. Só servia para a função básica de telefonia. E só. Havia comprado um moderno como o meu, mas não conseguiu aprender a usá-lo. Deu de presente para uma neta, que ficou feliz da vida.
Eu lhe aconselhei a comprar um tablet. Seria mais prático. Ela me disse que sentiu dificuldades em usar a tal de “touch screen”. Depois, não quero abusar, disse-me.  É a tela do computador, do celular, da TV, do cinema. As próximas gerações nascerão com os olhinhos quadrados, feito mini telas eletrônicas. Sorri com a observação.
– Vou ficar só no meu computador mesmo. Vejo e-mails, passeio pelos museus e sites que me interessam. Larguei o facebook. Cansei. Ficavam me convidando para esses joguinhos aí. E vou logo avisando para o senhor:
– Não jogo candy crush saga, criminal case e nem  tampouco pudding pop ou farm heroes. Eita povo insistente!