Amigos do Fingidor

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Prosa & Panela – 1


Tainá Vieira

Há quem diga que a melhor coisa da vida é comer. Para mim é cozinhar, porque para comer é necessário ter comida pronta, até os pratos crus precisam ser preparados. Saber cozinhar é uma arte. Muitos não concordarão comigo, mas eu digo que é, nem toda pessoa que faz comida sabe cozinhar. E nem toda pessoa que sabe cozinhar estudou para isso. Aliás, nem precisa estudar para saber cozinhar.  A arte da culinária é tão misteriosa quanto a arte da escrita. Há os bons e maus escritores, muitos escritores escrevem o óbvio, o que quase todos outros escrevem, no entanto, são poucos que têm dentro de si o tempero da escrita, os bons escritores precisam apenas de uma obra, no máximo quatro, para ficarem imortalizados, como Camões e Luiz Bacellar.
              Saber cozinhar não é fácil, há inúmeros segredos, cada receita é algo especial e o bom é que você pode mudar uma receita a hora que quiser, basta conhecer os ingredientes certos. Existem pessoas que preferem preparar carnes, outros que não gostam de peixes e conheço alguns vegetarianos, uns comem ovo, outros apenas folhas.  
Já disse em algum texto por aí que os alimentos têm vida, se há vida, há sexo, personalidade. Eu li isso em um maravilhoso livro cujo titulo é A Vida Sexual dos Alimentos. As frutas são femininas, vejamos a maçã, a fruta da Eva, ela simboliza perfeitamente um seio. É cheia de mistério e sofisticação em sua textura e no seu sabor. É uma fruta elegante e limpa, comer uma maça equivale uma escovação nos dentes. À exceção de uma ou duas frutas que não sejam femininas, como exemplo a banana, já os legumes e vegetais são quase todos masculinos: cenouras, cogumelos, aspargos, pepinos etc. Preferir um alimento a outro tem uma relação direta com o mesmo.  As pessoas que comem mais ovos, batatas, leite, arroz, alimentos brancos ou suaves, são pessoas mais educadas, tranquilas. Pessoas que adoram uma carne malpassada acompanhada de batatas fritas, pimenta e coca-cola e depois um café bem forte, são pessoas agressivas, segundo o livro. Enfim, nada é por acaso, acho que faz sentido tudo isso mesmo.
Mas como disse, antes de comer tem que preparar e isso é uma tarefa difícil; exemplo, vocês sabiam que na hora de preparar omelete, mas uma boa omelete mesmo, pra clara do ovo ficar igual neve é necessário pensar só em coisas boas? Se você estiver chateado ou com ódio de alguém, nem tente fazer omelete, você ficará paraplégico dos pulsos e a clara permanecerá murcha. A pessoa que faz comida com ódio tende a exagerar no sal, pessoas falsas exageram no açúcar, pessoas covardes sempre fazem comida sem gosto, podem colocar os melhores temperos e especiarias da Índia, mas sempre farão comida sem gosto. Pessoas com um lado psicopata sempre deixam a comida queimar. Saber cozinhar vai além de colocar azeite na panela e fritar um bife.  Coloca-se leite no salmão para tirar o pitiú do peixe, os melhores vinhos para cozinhar são os chilenos mais caros e nunca ofereça pudim de sobremesa em festa na sua casa, todo pudim tem uma historia familiar, historia de família é recheada de segredos, logo, mantenha os segredos em casa. Compre uma torta na doceira e diga que não deu tempo de fazer uma sobremesa. É sempre bom ouvir música quando se estiver cozinhando, mas música de qualidade, tipo: clássica (as quatro estações de Vivaldi são mais recomendadas) ou MPB ou Bossa Nova, até mesmo música relaxante, como os sons de canto de pássaros e sons de água, nada de Funk, forró, sertanejo. O porquê da música? Lembrem-se, os alimentos têm vida e assim que você começar a cortá-los, cosê-los, queimá-los, eles não estarão mais nesta vida e você não sentirá tanta culpa por tê-los assassinados.
Por fim, o lugar no qual será preparada a comida, cozinha ou qualquer outro lugar, deve ser limpo antes e tem de estar em harmonia com quem irá cozinhar, jamais aproveite alimentos estragados, não use panelas por mais de um ano, tem de renovar sempre, pois elas, as panelas, acumulam resíduos e cheiro dos alimentos. Antes de começar a cozinhar verifique se não falta nenhum dos ingredientes que irá precisar e esteja bem vestido e limpo. Nada de ficar na cozinha de pijama com os cabelos desgrenhados e mau hálito.
(É importante frisar que isso tudo, não deve ser tomado como regra, quem entende realmente a arte da culinária sabe bem disso; é como um bom escritor, um poeta, por exemplo, ao escrever um perfeito poema, ele apenas escreve e depois, ao analisar, vai ver as imagens, o ritmo, os sons que foram colocados quase sem nenhum esforço. O poeta se satisfaz quando os leitores devoram e adoram o seu livro, assim o cozinheiro quando as pessoas devoram e adoram sua comida).