Amigos do Fingidor

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dia dos pais


Pedro Lucas Lindoso

Domingo.  Dia dos pais. Não vou polemizar sobre o caráter comercial da data. Gostaria muito que meu pai fosse vivo para lhe dar um perfume, uma gravata ou o último livro do Humberto Eco.
No Brasil, comemora-se o dia dos pais no segundo domingo do mês de agosto. Já em outros países de tradição católica como Portugal, Itália e Espanha, o dia dos pais é comemorado dia 19 de março, dia de São José. Na maioria dos países como nos Estados Unidos, na maior parte da Europa e no resto da América Latina, comemora-se no terceiro domingo de junho. Austrália e Nova Zelândia, como o Brasil, fogem à regra e comemora-se o dia dos pais no primeiro domingo em setembro. 
Penso que escolheram agosto para celebrar os pais brasileiros porque em 12 de junho, véspera de Santo Antônio, é dia dos namorados. Em muitos países é 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Fevereiro por aqui é carnaval. E só.
Muitos não têm o privilégio de ter conhecido o pai. Com a legalização da homoafetividade, temos pessoas que têm dois pais ou duas mães. Existem os pais biológicos e os adotivos. Uma figura simpática é o chamado pai de coração.
 Há ainda aqueles criados por avós e o avô torna-se um misto de pai e avô concomitantemente.
Há os que compartilham seu pai com irmãos de casamentos distintos. Tenho um irmão com quatro filhos. É um grande pai.  Dois filhos do primeiro casamento e dois de um segundo. Os quatro se amam e se respeitam. Isso nem sempre acontece.  O mérito é desse meu irmão. Ele reúne os filhos com frequência e sempre os incentiva a cultivar a amizade e união, tão bela e sublime entre verdadeiros irmãos.
Infelizmente tem os pais ausentes ou aqueles que só se lembram dos filhos na época das deduções, quando se reajusta o imposto de renda.
Meu pai foi um político de destaque. Um homem importante. Mais do que tudo isso, foi um pai fantástico, um grande amigo. Quanta saudade. A felicidade está naquilo que somos e no que possuímos. Eu também sou pai e tenho um casal de filhos maravilhosos. E em breve serei vovô. Feliz dia dos pais!