Amigos do Fingidor

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Sir Bernardo Cabral



Pedro Lucas Lindoso


A nossa Carta Magna está completando 30 anos neste outubro. Houve avanços importantes nas questões de cidadania, liberdades públicas e direitos individuais e coletivos. A Constituição deu ao Brasil um norte em alguns temas fundamentais, como o Meio Ambiente e o Direito do Consumidor. Para nós, amazônidas, o advento do Direito Ambiental foi crucial. Vivemos na maior floresta tropical do planeta e ela precisa ser preservada. Para o povo brasileiro, o Código de Defesa do Consumidor é um marco histórico e civilizatório, advindo da vontade dos constituintes de 1988.
As crianças e os adolescentes são tratados com absoluta prioridade num país em que “menores” não tinham direitos. Hoje, nossos jovens são sujeitos de direitos e os idosos protegidos e salvaguardados em legislação própria e moderna. Outras minorias como indígenas, quilombolas e deficientes mereceram a necessária atenção dos valorosos constituintes.
O fortalecimento do Ministério Público e a criação da Advocacia Geral da União possibilitou a alavancagem de ações envolvendo direitos coletivos e difusos. Uma necessidade para o novo milênio.
A Constituinte foi uma vitória do povo capitaneada pelo grande e inesquecível Ulisses Guimarães. Mas jamais poderemos deixar de lembrar e homenagear o senador Bernardo Cabral. O amazonense ilustre que tão habilmente e com total eficiência e eficácia conduziu a relatoria da Constituição Federal de 1988.
Um verdadeiro trabalho de titã. Os titãs na Mitologia Grega foram os antepassados dos deuses do Olimpo. Cronos era um deles. O trabalho do Senador Bernardo Cabral envolvia Cronos, o tempo. E muita paciência e “savoir-faire” para administrar interesses e aleivosias entre gregos e troianos!
Dr. Bernardo carregou o piano da constituinte. Não qualquer piano. Mas um tão caro quanto o Steinway Model Z onde John Lennon compôs e gravou "Imagine".
Tive a honra de participar de sua equipe no Ministério da Justiça. Hoje faço parte da ACLJA – Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas. Casa de Bernardo Cabral.
Há um acervo no Museu da Rede Amazônica onde se pode ver parte das homenagens e títulos concedidos ao Dr. Bernardo Cabral. Uma ideia de Phelippe Daou, seu dileto amigo e nosso primo. Se o Senador Bernardo Cabral fosse súdito de sua Majestade a Rainha da Inglaterra, certamente teria o título de SIR – Cavaleiro Comandante do Império Britânico.
Possivelmente esta é uma das poucas honrarias que lhe falta. Aquele que não for cidadão do Reino Unido, mas que recebe o título, não pode usá-lo, ficando apenas como “Cavaleiro Honorário”. Mas nada obsta de que nós, povos da floresta, possamos lhe conceder tal honraria sem ser de forma honorária, mas definitiva. Ele merece.
Longa vida ao Sir Bernardo Cabral!