Amigos do Fingidor

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Vivam os encaracolados!



Pedro Lucas Lindoso


Houve um tempo em que os homens podiam paquerar as moças sem medo de ser acusados criminalmente por assédio. Observavam-se os seios, as pernas, o bumbum e os cabelos.
As moças amazonenses geralmente têm lindos cabelos lisos e fartos. Mas há aquelas que brigam eternamente com seus cabelos. Quanta tolice.
Roberto Carlos tem uma canção linda em que diz: “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos / uma história pra contar de um mundo tão distante”.
Nada mais charmoso do que cabelos encaracolados. Pleonasticamente, em forma de lindos caracóis. Os gringos definem assim: “natural curly hair”. Cabelos naturalmente ondulados.
Minha prima Teresa Daou, quando garotinha, usava encantadores e misteriosos cachinhos.
A atriz Sonia Braga, quando jovem, tinha magníficos cabelos assim: levemente encaracolados. No papel de Gabriela, cravo e canela, chamou a atenção pela sua beleza escultural. Os seus lindos cabelos em caracóis encantaram o país e o mundo.
Porém, moça nenhuma jamais superou os longos castanhos escuros cabelos de Hermengarda Fonseca. Os cabelos de Menga Junqueira, como é carinhosamente conhecida em Manaus, eram não só longos, mas principalmente fartos e sedosos. Hoje, Menga é respeitável jornalista e formadora de opinião.
Hermengarda é dotada de inteligência e sofisticação ímpar. Mas seus cabelos encantaram o Amazonas e o Brasil. Menga foi nossa Miss Amazonas. Sem querer ser indelicado, devo dizer que era bem garoto. Jamais esquecerei aquela linda moça de cabelos longos, naturalmente ondulados. Menga, com toda dignidade e elegância, representava nosso estado no Maracanãzinho, esbanjando a beleza da mulher amazonense.
Naquela época, as moças não usavam essas escalafobéticas chapinhas. O máximo que faziam eram usar rolinhos chamados de “bobs”. Ou então faziam toucas nos cabelos, enrolando-os em grampos. Cobriam os cabelos com meias de nylon improvisadas.  Para depois soltá-los ao vento com graça e leveza.
Vejo com alegria que muitas mulheres estão abandonando as abomináveis chapinhas e aderindo aos cabelos ondulados.
Abaixo as chapinhas. Vivam os encaracolados!