Amigos do Fingidor

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Um norte para Manaus



Pedro Lucas Lindoso


O lugar mais lindo e rico da Itália é o norte. A região mais próspera dos EUA é o norte. O Canadá é um dos países mais simpáticos do continente. Fica ao norte da América do Norte. Um dos lugares mais fantásticos do planeta é a Escandinávia. Terra dos vikings, museus e fiordes. Fica no norte da Europa.
No Norte do Brasil temos a maior biodiversidade e os maiores tesouros minerais da terra: nossa Floresta Amazônica.
Quando se está perdido o que procuramos? Um norte é claro!
Todo menino escoteiro sabe o que é uma bússola. É um objeto de orientação geográfica cuja agulha magnetizada sempre aponta para o Norte.
Então vamos lá! Em direção à Zona Norte de Manaus!
Quando eu era menino, o lugar mais longe em Manaus era o Japiim para o leste e a Ponta Negra para o oeste. Ao norte ficava Flores. Tudo que ficava além do Boulevard era longe, muito longe.
Foi no governo de José Lindoso que Manaus começou a se projetar para o norte. A Cidade Nova foi criada na década de 1980. A primeira etapa, conhecida como Cidade Nova I, foi entregue no dia 23 de abril de 1981, data em que se comemora o seu aniversário.
Sugeriram ao governador que batizasse o local de cidade Lindoso. Ele recusou. Como advogado, José Lindoso tinha ciência do princípio da impessoalidade da Administração Pública. O princípio implica na neutralidade da atividade administrativa. Os logradouros, bairros e avenidas pertencem ao povo e não às famílias de quem está temporariamente no poder. Em 1981 ainda não havia a restrição do § 1º do art. 37, da Constituição Federal de 1988, que proíbe que constem nome, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades.
Tudo era muito longe. A Avenida Torquato Tapajós era uma via estreita. O comércio girava em torno de onde hoje é o terminal. Havia uma só feira e a frota de ônibus era bem precária. Uma densa floresta permanecia intacta em torno do bairro. Ninguém queria morar por lá. Era considerado muito distante do centro de Manaus.
Hoje a Cidade Nova é um dos bairros que mais cresceram em Manaus.  É marcado por um bom Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Lá existem diversos condomínios, comércios e áreas de lazer. Destaca-se o parque Sumaúma, criado em 2003, com cerca de 50 hectares. A área é bem aprazível e possui várias espécies da fauna e flora amazônicas.  Na Cidade Nova há também grandes empresas de informática, comunicação, agências de publicidade, agências de automóveis e comércio geral e diversificado. O bairro possui bons restaurantes e um grande shopping center. Há boas escolas e hospitais bem como agências de todos os grandes bancos brasileiros.
José Lindoso faleceu em Brasília em 1993. No ano de 2010 o Governo do Estado houve por bem denominar uma das principais vias de acesso à Cidade Nova de Avenida Governador José Lindoso. A homenagem é justa porque foi o governador que deu um norte a nossa querida cidade de Manaus.