Amigos do Fingidor

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Patética ou Herzog foi suicidado





A Cia de Teatro Vitória Régia segue apresentando, sempre às quintas-feiras, em janeiro e fevereiro, o ciclo Teatro e Resistência – leituras dramáticas.

A mostra visa colocar em discussão a situação do teatro e do Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, quando a repressão imposta pela ditadura militar e pelas milícias “anticomunistas” perseguiam autores e atores, num paralelo com o retrocesso que se instala hoje no país, disfarçado sob o falso argumento da proteção à família e aos bons costumes.

Para isso, o grupo selecionou textos representativos, que expõem as entranhas da ditadura instalada em 1964: a repressão aos movimentos populares, a censura, a prisão arbitrária, o exílio, a tortura, o assassinato.

Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, sob a direção de Nonato Tavares, será feita a leitura de Patética, de João Ribeiro Chaves Neto, vencedor de concurso promovido pelo Serviço Nacional de Teatro, em 1977, cujas cópias foram confiscadas pela polícia, com o claro e estúpido intuito de fazer a peça desaparecer definitivamente.

O texto, uma metáfora do teatro brasileiro, é uma alegoria da morte do jornalista Vladimir Herzog, “suicidado” pela polícia. Complexo, sem ser obscuro, construído em quatro níveis diferentes, o texto mostra uma trupe de circo representando a vida de Herzog, desde a chegada de seus pais, judeus, no Brasil, fugindo da Iugoslávia – inicialmente, dominada pelos nazistas de Hitler; depois, pelos comunistas de Tito. Para o crítico Fernando Peixoto, “Patética é um texto que se fundamenta na verdade e sobretudo na necessidade de não permanecer em silêncio diante da injustiça e da violência”.

Serviço:
Evento: Teatro e Resistência – leituras dramáticas
Finalidade: mostra de peças de autores censurados, como João Ribeiro Chaves Neto, Gianfrancesco Guarnieri, Chico Buarque, Dias Gomes e outros
Quanto: dia 24 de janeiro, às 19h
Onde: SINTTEL – Alexandre Amorim, 392, Aparecida
Recomendado para maiores de 16 anos.
Entrada franca.