Amigos do Fingidor

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Cia Vitória Régia lê “Eles não usam black-tie”




A Cia de Teatro Vitória Régia segue apresentando, sempre às quintas-feiras, em janeiro e fevereiro, o ciclo Teatro e Resistência – leituras dramáticas.

A mostra visa colocar em discussão a situação do teatro e do Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, dominadas pela repressão imposta pela ditadura militar e pelas milícias “anticomunistas”, muito parecidas com as milícias assassinas tão caras aos círculos poderosos de hoje.

Escolhemos a ARTE, para resistir e denunciar.

Para isso, o grupo selecionou textos representativos, que expõem as entranhas do fascismo: a repressão aos movimentos populares, a censura, a prisão arbitrária, o exílio, a tortura, o assassinato.

Nesta quinta-feira, 31 de janeiro, sob a direção de Nonato Tavares, será feita a leitura de Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, um testemunho da vida do operário e do movimento sindical brasileiro.

Escrita em 1958, quando o autor tinha apenas 25 anos, Eles não usam black-tie tornou-se um clássico da dramaturgia brasileira, tendo sido, nos últimos 60 anos, montada dezenas de vezes, com uma excelente adaptação para o cinema, em 1981, sob a direção de Leon Hirszman, que, entre inúmeros prêmios internacionais, ganhou o Leão de Ouro de Veneza, de melhor filme.

Sem maniqueísmos nem julgamentos de qualquer espécie, o texto de Guarnieri explora o impasse do ser humano diante de decisões importantes para si, como indivíduo, mas também para a coletividade – a família, os amigos, os vizinhos, os companheiros de trabalho. Destaque para as personagens femininas, Maria e Romana, que antecipam em uma década a discussão sobre o feminismo – discussão, aliás, que já deveria estar superada, mas ainda perdura em certos meios...

Serviço:
Evento: Teatro e Resistência – leitura dramática de Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri
Finalidade: mostra de peças de autores censurados, como Dias Gomes, Augusto Boal, Chico Buarque, Oduvaldo Vianna Filho e outros
Quanto: dia 31 de janeiro, às 19h
Onde: SINTTEL – Alexandre Amorim, 392, Aparecida
Recomendado para maiores de 16 anos.
Entrada franca.