Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Themis – a esquecida

Pedro Lucas Lindoso

 

Dia 8 de dezembro é uma data significativa para os amazonenses, principalmente para os católicos. Comemora-se o dia da Imaculada Conceição, padroeira do Amazonas. Meus saudosos pais, José e Amine Daou Lindoso se casaram nesse dia. Minha esposa Vera e eu também. É uma data bastante significativa.

No dia 8 de dezembro também se comemora o dia da Justiça. Representada pela deusa Themis. No nosso antigo e histórico Tribunal de Justiça, no topo do prédio, uma esplendorosa estátua da deusa Themis, contempla, sem vendas, os amazonenses que estão fazendo as coisas certas.

Em homenagem a essa poderosa deusa e ao seu dia recentemente comemorado, estou indicando a leitura do livro Justiça: o que é fazer a coisa certa?, de Michael Sandel. Nessa obra, o emérito professor de Harvard trabalha o pensamento e a Ética exposta pelos filósofos Aristóteles, Immanuel Kant e John Rawls.

Sandel trata de questões marcantes. Com enfoque na Ética, trabalha temas sobre moral e lei: no que consiste o dever dos indivíduos de tratar uns aos outros, como a lei deve ser, e como a sociedade deve se organizar. O meu conceito de justiça bate com o de Sandel. Buscar a felicidade para o maior número de pessoas. Respeitar a liberdade de escolha. E por fim, cultivar a virtude e preocupar-se com o bem comum.

E a representação da justiça em Themis? Enquanto a nossa deusa Themis apresenta-se sem vendas, no topo do antigo Palácio da Justiça, a mesma deusa encontra-se devidamente vendada na Praça dos Três Poderes em Brasília, em frente ao Supremo Tribunal Federal. Muitos explicam que os olhos vendados representam a imparcialidade. Seria a justiça amazonense parcial? Em Frankfurt, na Alemanha, encontrei uma Themis sem venda exposta em praça pública. O direito alemão é paradigma para muitos ordenamentos, inclusive o nosso.  E então?

Precisamos aproveitar o 8 de dezembro para nos exercitar. É necessário se fazer um exame crítico sobre nossas próprias visões da justiça. Assim, poderemos compreender melhor o que é ser justo. Com olhos vendados ou arregalados é primordial se aprender, como cidadão, a fazer a coisa certa, e com Ética.

Dia 8 foi também o Dia Nacional da Família. Bela data. A família é a base da sociedade e de fundamental importância. Alguns, em nome da suposta família tradicional, têm cometido injustiças. Mas não podemos deixar Themis esquecida. Meditemos.

Themis, no alto do Palácio da Justiça, em Manaus, representada sem venda 
e com a balança pendendo à esquerda...