Amigos do Fingidor

terça-feira, 1 de junho de 2010

Lídia Jorge na Quarta Literária


.

A programação da Quarta Literária de 2010 é especialmente dedicada às mulheres com o ciclo de palestras intitulado Palavra de Mulher. Dentro deste viés, Nicia Zucolo versará em sua palestra sobre o romance A manta do soldado, da escritora Lídia Jorge. Serão tratadas as relações entre memória/imaginação, identidade/linguagem, e a conexão da narradora com a terra.

Lídia Jorge, escritora portuguesa contemporânea, atualmente reside em Lisboa. Não é uma escritora muito conhecida no Brasil e a opção por seu nome para uma Quarta Literária pretende torná-la mais próxima dos leitores manauaras. Seus romances apresentam diversidade temática, mantendo como pano de fundo problemas do povo português, circunstâncias históricas e mudanças na sociedade, após o “25 de abril”, sutilmente entretecidos às questões inerentes ao ser, deflagradas pelos enredos e personagens bem construídos.


SOBRE LÍDIA JORGE

Nasceu em 18 de junho de 1946, em Boliqueime, Algarve. Seu primeiro romance, O Dia dos Prodígios, foi publicado em 1980. A partir daí seguiram-se os romances O Cais das Merendas (1982) e Notícia da Cidade Silvestre (1984), ambos distinguidos com o Prêmio Literário Cidade de Lisboa. A Costa dos Murmúrios (1988), foi recentemente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Entre outros romances, conta-se O Vento Assobiando nas Gruas (2002), que mereceu o Grande Prêmio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prêmio Correntes d’Escritas. A autora publicou ainda duas antologias de contos, Marido e Outros Contos (1997) e O Belo Adormecido (2003), para além das publicações separadas de A Instrumentalina (1992) e O Conto do Nadador (1992). A peça de teatro A Maçon foi levada à cena no Teatro Nacional Dona Maria II, em 1997. Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas. Em 2006, a autora foi distinguida na Alemanha, com a primeira edição do Albatroz, Prêmio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra. Combateremos a Sombra, apresentado na Casa Fernando Pessoa, no dia 22 de março de 2010, em Lisboa, é o seu mais recente romance.


SOBRE A PALESTRANTE

Nicia Petreceli Zucolo, gaúcha radicada no Amazonas desde 1997, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), e mestre pelo programa Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), com dissertação sobre O outro e outros contos, livro de Benjamin Sanches. Atualmente, é professora de Literatura na UFAM, onde coordena um grupo de pesquisadores através do projeto Conto Amazonense em Perspectiva. Recentemente, foi selecionada para doutorado na USP, onde seu objeto de estudo será a escritora Lídia Jorge.