Amigos do Fingidor

terça-feira, 5 de abril de 2016

O boicote



Pedro Lucas Lindoso

O Curupira é um ser mitológico habitante da floresta amazônica. Protege as plantas e os animais dos caçadores. Para evitar caça ou derrubada de árvores de forma predatória, o Curupira faz as pessoas se perderem na floresta. Dizem também que ele sequestra crianças. Todavia, o Curupira sempre as devolve aos seus pais. Mas a criança retorna uma verdadeira ecologista, com uma enorme paixão pela natureza.
Assim, o Curupira é um ser que trabalha para o bem, mas faz maldades. Por conta disso agrada a Deus e ao Diabo, transitando facilmente entre o céu e o inferno.
Com o aumento dos desmatamentos e muito cansado de trabalhar para evitar queimadas, Curupira pediu autorização a Deus e ao Diabo para ir passar uns tempos na cidade.
Como era época de Carnaval e o povo suja os parques e jardins, o Curupira resolve planejar um boicote total ao Carnaval. Deus disse que achava ótimo, pois o evento é da alçada do capeta. Que se entendesse com ele. O Capeta adorou a ideia. Disse que trabalha muito durante o período, fazendo tentações, armando ciladas e promovendo traições entre os casais. Aproveitaria para descansar.
O curupira se transformou em assessor do governador e convenceu o prefeito a usar a verba do carnaval para reformar o hospital da cidade. Logo conseguiu apoio do padre, do pastor e do responsável pelo centro espírita.
Alguns foliões inveterados protestaram, mas sem sucesso. A cidade ficou famosa. Saiu na televisão em rede nacional que o prefeito usaria a verba do Carnaval para reformar o hospital. Para alegria do Curupira foi definitivamente cancelado o carnaval na cidade.
Deus, que costumava descansar nessa época trabalhou exaustivamente. Corria para atender as novenas, os cultos, as reuniões de prece no Centro Espírita. Havia ainda seminários de Evangélicos, cursilho de Católicos, retiros de jovens, de freiras e padres, reuniões de preces espíritas.
Deus ficou exausto de tanto trabalhar. A verba do carnaval que era para reformar o hospital foi desviada. O que muito agradou ao Diabo. Feliz e descansado aproveitou o feriadão para conhecer Las Vegas, a cidade do pecado.
O cancelamento do carnaval, tido como festa do Capeta, só trouxe vantagens para ele. Deus soube que o Curupira ia boicotar o festival do boi-bumbá. Outro evento de que o diabo gosta. Cansado e estressado, Deus mandou o curupira voltar para a floresta imediatamente, sem direito a retorno. O Diabo já foi avisado que ano que vem tem carnaval na cidade.