Amigos do Fingidor

terça-feira, 19 de abril de 2016

Que boi é esse?



“ Criar embaraços aos negócios ou interesses de.” (Significado de boicotar – Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa)

O Festival Folclórico de Parintins tornou-se um evento de fama nacional e mundial. Todos sabem que o boi vermelho é o Garantido e o azul, o boi Caprichoso. Em março começam os ensaios técnicos e os bumbás fazem eventos em Manaus.
Mas não é só em Parintins que se brinca de boi. O bumba meu boi do Maranhão, origem do nosso boi, apresenta características diferentes dos bois da Amazônia.
O fato é que há bois em várias outras cidades, inclusive em Manaus, mas sem o glamour dos bois de Parintins.
Num distante vilarejo amazônico há uma disputa bovina e política entre um boi da cor verde e outro de cor amarela.
O amo do boi verde veio à Manaus comprar revestimentos para   sua casa nova. Não deseja comprar azulejos e sim “verdelejos”. Sua compra foi bem-sucedida. Uma partida de azulejos de cor verde foi despachada para o vilarejo. O amo do boi amarelo também veio à Manaus à procura de “amarelejos”, também com sucesso.
A disputa entre os dois líderes estava bastante equilibrada. Tanto na política quanto nas festividades bovinas. Até o dia em que um rapaz jovem e empreendedor veio do sudeste para tentar a vida no vilarejo. Montou um mercadinho. O negócio deu certo. Capitalizado, o rapaz inaugurou um pequeno hotel que logo receberia visitantes para a festa dos bois verde e amarelo.
Entusiasmado com o turismo bovino, tentou a presidência do boi verde. Sem êxito, apresentou-se para a torcida do boi amarelo. Como mudar de boi não é de bom tom, foi mal recebido na turma amarela.
O jovem rapaz resolveu então criar seu próprio boi. Escolheu as cores azul e vermelha. Chamou um pessoal de Parintins para dar assessoria.
Quando os amos do boi verde e amarelo perceberam que iam perder a competição, resolveram conversar. A conversa foi rápida e a solução dada foi BOICOTE. No que ambos exclamaram:
“Que boi é esse? Boi Cote?
O fato é que o rapaz vendeu tudo e foi brincar de boi em outra freguesia. Poderoso esse boi, o cote. Boicote.