Amigos do Fingidor

terça-feira, 12 de abril de 2016

Os sobrinhos de Idalina



Pedro Lucas Lindoso

Tia Idalina diz que eu sou seu sobrinho predileto. Há controvérsias. Pelo que sei, há dois senhores, parentes do outro lado, que disputam esse privilégio acirradamente.
Um deles, que chamarei de Senhor X é socialista radical, ateu e professor universitário. Já o outro, Senhor Y, é assumidamente de direita, empresário e religioso.
Tia Idalina diz que ”morre de amores por ambos” e para não criar problemas de relacionamento entre seus amados sobrinhos, não se utiliza de facebook. Tampouco de grupos familiares de whatsapp.
Esse amor por seus sobrinhos faz com que Idalina tenha uma vida “com dupla personalidade”, como ela mesma se define.
Na saleta de TV de seu apartamento em Copacabana há vários quadros, fotos e lembranças. Numa parede está o famoso quadro de Che Guevara. Quando Senhor Y vai visitá-la, ela substitui o Che por uma foto de Margareth Thatcher cumprimentando Ronald Reagan. Quando X vai vê-la encontra o quadro de Che abraçando Fidel.  E assim ela vai levando. Convivendo entre sobrinhos que ela diz “amar ambos de paixão”.
Não é à toa. O Senhor X proporcionou a Tia Idalina uma fantástica viagem a Nova Iorque, com direito a vários espetáculos na Broadway, passeios, museus e uma esticada a Las Vegas. Titia adorou a viagem.
Não menos inesquecível foi o passeio que fez com o Senhor X ao Chile. Foram a Isla Negra conhecer a casa de Pablo Neruda, poeta favorito de Idalina, outrora pedida em casamento, com versos desse fenomenal poeta que é Neruda:
“E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...”
Perguntei a tia Idalina o que ela faz na época das eleições. Ela me disse:
– Eu juro para um que NÃO voto no PT. E juro, de pés juntos, para o outro, que NÃO voto no PSDB.
E não pude resistir a pergunta; – a senhora mente para quem?
– Eu não minto. Vou te contar meu segredo. Eu voto em branco.