Amigos do Fingidor

terça-feira, 3 de maio de 2016

Chez Idalina



Pedro Lucas Lindoso

Há psicólogos afirmando que a adolescência, nos dias atuais, se prolonga até os 25 anos. Duas jovens manauaras, cansadas de passeios a Miami e praias do Caribe, resolvem ir de férias ao sudeste do Brasil. Em princípio, as jovens adultas (ou adolescentes tardias) e seus respectivos namorados iriam para São Paulo. Mudaram de rota e foram parar na cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 Em tempos de crise e dólar alto, a solução foi mesmo pedir hospedagem na casa de uma conhecida tia de uma das meninas, Idalina, amazonense, moradora há anos em Copacabana. A simpática Idalina recebeu os jovens amazonenses com a fidalguia de sempre. As garotas foram instaladas num quarto de hóspedes e os rapazes em outro. Idalina foi enfática:
– Rapazes. Isso aqui não é casa da sogra. Comportem-se. Meninas, como disse, isso aqui não é a casa de suas mamães, onde vocês têm liberdade para tudo. Portanto, é um enorme prazer recebê-los, mas temos regras.
Após dois dias direto de praia, inconformada, Idalina resolveu interferir na rotina carioca dos jovens manauaras.
– Gente! O Rio de Janeiro não é só um grande balneário. Se quisessem só praia deveriam ter ido novamente para o Caribe. As Islas Margaritas, já que o problema é dólar alto.  Hoje vamos a outro MAR – Museu de Arte do Rio, iremos ainda ver a nova Praça Mauá e ir ao CCBB.  Depois, lanchar na Confeitaria Colombo.
Um breve passeio pela Cinelândia, com rápida visita a Biblioteca Nacional e ao Teatro Municipal, completaram o tour pelo centro. Titia recomendou aos jovens que viessem a Lapa à noite. Noitada imperdível.
Visita ao Jardim Botânico. No orquidário, Idalina mostrou-se verdadeira expert em orquídeas, para encanto da moçada. Nesse mesmo dia as garotas foram bater pernas pelas vitrines de Ipanema. Uma delas exclamou:
– Ipanema é mais “irado” que a Oscar Freire em São Paulo! A moça tinha uma lista de cremes e cosméticos, confiscada por Idalina, que explicou:
 – Isso aqui você compra em Miami, querida. Vamos a Casa Granado. Vocês vão ver o que é tradição e modernidade. Só não os acompanho ao Pão de Açúcar e Corcovado. As filas são quilométricas. Comprem ingressos com antecedência pela internet.
Ao chegarem ao apartamento em Copacabana, toca o celular.
 – É minha mãe, quer saber nossa rota. Disse que estamos na cidade maravilhosa. Chez Idalina. 
Na manhã seguinte, voo direto para Manaus. Todos encantados com o Rio de Janeiro. Prometeram voltar. E ficar chez Idalina, sempre.