Amigos do Fingidor

terça-feira, 24 de maio de 2016

Somos todos brasileiros



Pedro Lucas Lindoso

No último dia 19 de abril foi comemorado o dia do índio. Há uma canção que diz que “todo dia era dia de índio”. Porém, desde que os portugueses tomaram conta dessa terra, as coisas mudaram muito por aqui.
A jovem Carla é filha, neta e bisneta de índios legítimos do alto rio Negro, mas definitivamente não se reconhece como tal. Já Paulinho Ianomâmi é neto de índios, filho de cearense com cabocla e se considera índio. Milita pelos direitos da Nação Ianomâmi.
Antes de contar a história de Carla, preciso relatar rapidamente as origens de Toshio, Mohamed e Enzo. Todos brasileiros e como brasileiros se reconhecem e se orgulham de ser.
Toshio é neto e filho de japoneses. Sua mãe apaixonou-se por um brasileiro, mas foi proibida de casar. Casou-se então com o pai de Toshio, legitimo representante da Terra do Sol Nascente. Toshio pai faleceu manobrando um trator, deixando Toshio filho tão pequeno a ponto de não se lembrar do pai. Sua mãe casou-se com o brasileiro e deixou a colônia. Toshio só fala português e nem gosta de sushi. Não se reconhece como japonês.
Mohamed Silva é neto de árabes. Sua mãe fugiu para casar com seu pai. Tornou-se católica.  Mohamed leva o nome do avô por remorso da mãe. O casal mudou de cidade e Mohamed cresceu com os primos Silva. Mohamed não sabe nada de Árabe e não come quibe. É vegetariano. Diz-se brasileiro da gema.
Enzo é neto de italianos. Seu avô Paolo Andreotti chegou em Santos solteiro. Casou-se por lá mesmo com uma descendente de índios caiçaras. Seu pai Antônio Andreotti casou-se com uma linda catarinense filha de açoriana com alemão. Enzo se diz brasileiro, mas se considera um verdadeiro italiano. Por ser neto de Paolo Andreotti, tem dupla cidadania. Fala italiano, adora massas e prepara-se para fazer uma especialização em universidade italiana na Toscana.
Voltamos à história da Carla. Foi salva por uma freira salesiana. Algumas tribos sacrificam uma das crianças gêmeas. Como seus pais adotivos são amazonenses de classe média alta, descendentes de portugueses, não podem esconder a origem étnica da filha adotiva.
Carla estuda em bom colégio, faz ballet e inglês. Já foi à Disney e adora o Beach Park em Fortaleza. Não deseja conhecer a tribo de seus pais biológicos. Conhece a sua história e não gosta de ser chamada de índia. Questionada eventualmente ela responde sempre:
– Não sou índia. Tenho orgulho de ser amazonense e brasileira. 
Carla tem razão. Somos todos brasileiros. Inclusive o Enzo Andreotti e Paulinho Ianomâmi.