Amigos do Fingidor

terça-feira, 17 de maio de 2016

Idalina, a garanchosa



Pedro Lucas Lindoso

Recebi um telefonema de tia Idalina. Estava aos prantos. Dizia não aguentar mais essa situação de crise e com o país dividido. Idalina tem um grupo no whatsapp – “chez-Idalina”. O grupo é composto pelos diversos sobrinhos e sobrinhas de Idalina. Tanto os do Rio como os de Manaus.
Ocorre que ela tem dois sobrinhos que tem posições políticas diametralmente opostas. Um deles postou algo que não agradou, o que o outro respondeu:
– Se eu concordasse com você, ambos estaríamos totalmente errados.
Idalina não sabe explicar se foi a sutileza da resposta ou se os ânimos estavam mesmo muito exaltados, o fato é que o rapaz saiu do grupo.
Não se conformando com a saída do whatsapp do tal sobrinho, pediu a todos que evitassem disputas e postagens políticas no chez-Idalina. Explicou-lhes que ela mesma estava sempre indecisa. Porém agora não tinha certeza de mais nada.
Como estamos em preparação para o Festival Folclórico de Parintins, pediu aos sobrinhos que se detivessem tão somente as disputas bovinas. Com relação à politica, conclamou a todos a se perdoarem 70 vezes 7 e a não guardar rancor.
Obviamente na disputa bovina há os que torcem pelo Caprichoso, cor azul. E há os que torcem pelo Garantido, cor vermelha. As disputas entre os dois grupos de sobrinhos meio cariocas meio amazonenses sempre foi bastante saudável. Nunca houve problemas.
         Idalina está contente porque esse ano o início do festival vai coincidir com o dia de São João. Ou seja, começa na sexta, dia 24 de junho. Todos estarão chez Idalina.
Há vários anos titia arma uma pequena arena no “play” (assim os cariocas chamam salão de festas). É uma verdadeira festa junina amazonense. Tacacá, bolo podre, banana frita, mugunzá e um delicioso aluá, que só ela tem a receita.
De um lado ficam os sobrinhos do Garantido, cor vermelha. Do outro ficam os do Caprichoso, cor azul.
Idalina se diz garanchosa. Veste-se de calça azul e camisa vermelha. E se diverte.