Amigos do Fingidor

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Quarta Literária festeja Ionesco
Eugène Ionesco, por Jesper Deleuran.

Realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a Quarta Literária do mês de maio comemora, dia 6, o centenário de Eugène Ionesco. A palestra em sua homenagem será ministrada pelo escritor e ator Jorge Bandeira.

O objetivo da Quarta Literária é, por meio da troca de experiências e leituras, formar novos leitores. O evento tem início às 18h30, no Espaço Cultural Valer, altos da Livraria Valer, situado na Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro. A entrada é franca!

Com o tema Cem anos de Ionesco – sobre rinocerontes e outros bichos, Jorge Bandeira fará um histórico da vida e da obra do dramaturgo, analisando seus principais trabalhos. Será apresentado o trailer do filme Rhinoceros, adaptação cinematográfica da peça teatral O Rinoceronte, estrelado por Gene Wilder.

Eugène Ionesco nasceu na Romênia, em 1909, e passou a maior parte da infância na França. Foi um dos maiores dramaturgos do teatro do absurdo, ganhando notoriedade internacional. As peças de Ionesco retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.

Perfil do Palestrante

Amazonense de Manaus, Jorge Bandeira nasceu no dia 23 de abril de 1968. É formado em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde pós-graduou-se em História Social da Amazônia. É ator, músico e dramaturgo. Autor da peça A fabulosa loja dos bichos, prêmio de melhor texto infantil no primeiro, e provavelmente único, concurso de textos para teatro promovido pela Secretaria de Cultura, no longínquo 2003. Dedica-se ao estudo do teatro, com especial atenção em Samuel Beckett e Antonin Artaud. Atua como crítico de Teatro e Dança. Traduziu poemas inéditos no Brasil, de Samuel Beckett e do poeta norte-americano Allen Ginsberg, além do clássico poema non sense de Lewis Carroll A Caçada do Snark. Os poemas de Beckett e de Lewis Carroll foram lançados pela Editora Valer.

Evento: Quarta Literária
Tema: Cem anos de Ionesco – sobre rinocerontes e outros bichos
Palestrante: Jorge Bandeira
Data: 6 de maio de 2009
Horário: 18h30min
Promoção: Livraria e Editora Valer
Local: Espaço Cultural Valer – Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro
Contatos: Valer – 3635-1324; Jorge Bandeira 9116-6775