Amigos do Fingidor

terça-feira, 18 de março de 2014

Do cotidiano



                                                                                     Tainá Vieira


Não sei como era a vida das escritoras Florbela Espanca, Simone de Beauvoir, Clarice Lispector, Cecília Meireles e outras que admiro. Digo a vida de mulher casada, mãe, dona de casa ou solteira. Como elas conciliavam o trabalho da escrita com o trabalho de casa, ou será que elas apenas davam ordens às suas inúmeras criadas que tinham em seus casarões? Será que não havia um só dia em que essas mulheres não ficassem a sós em suas casas e iam para cozinha, lavar louça e cozinhar?! Ou saíam para comer fora?  Bem, não sei ao certo, vou procurar saber um pouco sobre o cotidiano delas. Talvez eu encontre alguma vida parecida com a minha ou talvez eu jamais seja uma escritora. É que às vezes passamos por situações difíceis dentro de casa.  São pequenos detalhes que na nossa cabeça tornam-se tempestades horrendas. São coisas da vida, do dia a dia.

Às vezes a pessoa está em algum lugar qualquer e de repente recebe uma luz, uma ideia genial para escrever um conto ou um poema. Hoje em dia é possível fazer pequenas anotações no celular, tablets ou se tiver em mãos papel, a pessoa escreve e deixa para concluir mais tarde. Deixa para aprimorar mais o trabalho depois. Conheço algumas pessoas que fazem isso. Segundo essas pessoas é quase normal esse tipo de coisa. Essas pessoas que recebem iluminação desse tipo afirmam que é bom aproveitar, pois acreditam que isso só pode ter vindo dos céus e se acham privilegiadas por receber tal benção. Isso faz acreditar que estão no caminho certo, ou melhor, isso os leva a crer que são bons escritores como quaisquer outros que tenham escrito os melhores romances e os melhores poemas da historia.

Isso acontece com meus amigos que se intitulam escritores e poetas. Comigo é coisa rara. O dia em que penso que recebi tal iluminação, eu estava na cozinha com uma pilha de louça para lavar, o almoço por fazer e a casa para arrumar. Nesse dia a empregada faltara por algum motivo.  A luz ou a ideia de escrever veio como um raio, o raio que você vai ouvindo aquele som horrível, que parece que acaba logo, mas na verdade vai cessando lentamente, assim veio essa luz para mim. E eu tinha que rapidamente tomar uma decisão, ou corre para a biblioteca e começa a escrever ou permanece na cozinha com seus afazeres.  Eu decidi lavar e secar a louça, em seguida preparar o meu almoço e depois limpei toda a casa. E só depois quando tudo estava limpo e arrumado, eu fui à biblioteca para escrever, fechei os olhos na esperança de receber aquela luz, porém, ela tinha ido com a mesma rapidez com que a água suja da pia escorre para o esgoto. Foi-se a luz, e eu fiquei imóvel e frustrada.  Fiquei com ódio de mim mesma por tamanha idiotice, onde já se viu optar por cuidar da casa a escrever?...  Talvez grite em mim a essência de mulherzinha, de dona de casa, e passe longe a essência de escritora, talvez seja melhor abandonar a tentativa da escrita, porque sempre haverá uma pia cheia de louças e o almoço por fazer, sempre haverá tarefas que exigiam urgência e eficiência e a escrita ficará sempre em segundo plano.


Por isso lembrei-me das grandes escritoras, pelos seus bons trabalhos escritos, elas jamais trocariam a sala de escrever pela cozinha.  Jamais cometeriam tal desapontamento para com o ato de escrever. Eu penso isso, penso que a escrita veio sempre em primeiro plano e não em segundo como para mim. Talvez eu ainda não tenha pegado jeito, talvez eu não sirva para isso, talvez eu jamais consiga escrever algo que alguém ache bom.  Talvez, tudo para mim é talvez. Na hora em que recebi a luz na cozinha para escrever, eu disse, vou continuar o meu trabalho e depois, talvez eu receba novamente.  Só que não veio. Talvez outro dia, se os deuses da escrita tiverem compaixão de mim, eu receba. Talvez.