Amigos do Fingidor

sexta-feira, 14 de março de 2014

Elson Farias fala sobre Olavo Bilac, na Academia Amazonense de Letras

O poeta Olavo Bilac (1865-1918).
Um dos maiores poetas da língua portuguesa, Olavo Bilac foi condenado ao ostracismo pelos modernistas. Hoje, sabe-se da sua qualidade, como poeta e como cidadão.
Inaugurando a série “A Academia e seus patronos”, o poeta Elson Farias falará, amanhã, 15 de março, sobre a vida e a obra de Olavo Bilac, a partir das 10h da manhã, na sede da Academia Amazonense de Letras, Casa de Adriano Jorge – Rua Ramos Ferreira, esquina com a Tapajós, Centro.
A AAL fornecerá certificado de participação àqueles que formalizarem sua inscrição. Esse certificado vale como comprovante de horas complementares.
 
Elson Farias – nascido em Roseiral, no município de Itacoatiara, há 76 anos, foi levado, em razão das atividades comerciais de seu pai, a morar em várias localidades amazonenses, como Itacoatiara, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Parintins, tendo estudado nas escolas públicas dessas cidades.
Veio para Manaus aos 18 anos, onde estudou no Instituto de Educação do Amazonas. É casado com D. Roseli Franco de Sá Farias e tem três filhos: Marcelo, Klarisse e José Eugênio, o Zezé.
Servidor público durante décadas, tendo exercido inúmeros cargos de relevância, inclusive o de Secretário de Estado da Educação e também de Secretário de Estado da Comunicação Social, Elson Farias agora é escritor em tempo integral.
Membro do Clube da Madrugada, da 2ª geração do Clube da Madrugada, Elson foi o primeiro daqueles rapazes rebeldes a entrar para a Academia Amazonense de Letras – em 1969. Falta pouco tempo para Elson ganhar um retrato entre os poucos que completaram 50 anos de Academia, vivos.
É também membro do Instituto Geográfico e Histórico de Manaus – o IGHA.
Com mais de 30 livros publicados, seu trabalho nos domínios da poesia, prosa de ficção, ensaio e literatura infanto-juvenil, expressa temas da Amazônia, a paisagem e o homem, os mitos e a natureza.