Amigos do Fingidor

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Academia Amazonense de Letras promove 10ª edição da Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes



Nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h, a Academia Amazonense de Letras estará promovendo, pelo 10º ano consecutivo, a entrega da Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes, em homenagem a um de seus fundadores, presidente do sodalício durante muitos anos, e intelectual de renome nacional.
A Medalha do Mérito Cultural contempla três áreas: Letras, Artes e Mecenato. Nos anos anteriores, 27 diversos escritores, artistas, empresários e instituições foram contemplados com a Medalha, como Milton Hatoum, Astrid Cabral, Coral João Gomes Júnior, Nivaldo Santiago, Phelippe Daou, Ivete Ibiapina, Oscar Ramos, Instituto Dirson Costa, entre outros.  
Este ano, a Academia Amazonense de Letras concederá a comenda a:
LETRAS – Alcides Werk, in memoriam. Um dos mais expressivos poetas do Amazonas, nasceu no Mato Grosso do Sul, mas viveu grande parte de sua vida no interior amazonense, notadamente em Maués e Nhamundá. Sua poesia, além de grande força telúrica, é representativa do repúdio ao golpe militar de 1964 e à ditadura que se instalara então. Deixou vários livros de poesia, entre os quais Trilha dágua, Poemas ribeirinhos e Da noite do rio
ARTES – Sergio Cardoso. Artista plástico, fotógrafo, cineasta e dramaturgo, é o mais inquieto artista de sua geração, sempre em busca do novo, sempre desafiando o óbvio. Com uma produtividade impressionante, mantém o ritmo de duas exposições ao ano, sem deixar cair a qualidade. Como dramaturgo, é um dos mais produtivos, com mais de 15 peças encenadas. Está por lançar o livro, já pronto, Teatro urbano das mulheres de Lazone.
MECENATO – Fazenda da Esperança. Uma obra social mantida pela Arquidiocese de Manaus, tendo à frente o bispo auxiliar D. Mario Pasqualotto, foi fundada em 2001. É um centro para recuperação de dependentes químicos, com 100 vagas para o público masculino e 30 vagas para o feminino, além de manter uma unidade em São Gabriel da Cachoeira, também com 30 vagas, para o público masculino. A metodologia empregada, baseada em valores cristãos, assenta-se no tripé “religiosidade, trabalho e convivência, social e familiar”. Trabalho essencialmente voluntário, a Fazenda da Esperança tem contribuído para a recuperação de centenas de jovens, que voltaram ao convívio da família e a tornar-se cidadãos.   

A saudação aos agraciados será proferida pelo acadêmico Zemaria Pinto.