Amigos do Fingidor

terça-feira, 14 de abril de 2015

O maior desejo



Pedro Lucas Lindoso

Meu amigo Chaguinhas, como bom manauara, gosta de três coisas nessa vida: mulher, boi e futebol.
Casado com dona Chiquinha há mais de cinquenta anos, está com os filhos criados e netos saudáveis. Às vezes, agora muito raramente, Chaguinhas arruma umas namoradas. Dona Chiquinha não sabe, nunca soube e nunca saberá. Põe a mão no fogo pelo marido. E nunca, jamais se queimou.
Chaguinhas anda meio macambúzio com duas de suas paixões. O Caprichoso, que perdeu o festival e anda envolto em brigas de diretoria. E o Vasco, rebaixado da primeira divisão do campeonato brasileiro.
Mas a grande paixão do Chaguinhas é o Atlético Rio Negro Clube. Barriga preta convicto, Chaguinhas começou a namorar dona Francisca num dos famosos bailes do Rio Negro. “Ela estava linda, toda de branco. Eu usava smoking. Bons tempos”, me disse, todo nostálgico.
Chaguinhas não aguenta mais a chateação dos seus amigos flamenguistas. Ainda mais agora que o Flamengo foi tricampeão da Copa do Brasil. A maioria desses flamenguistas daqui de Manaus foram ou são torcedores do Nacional. O  principal rival do Rio Negro no futebol é o Nacional.
Rio Negro e Nacional é o maior clássico do futebol amazonense. E umas das maiores rivalidades do norte brasileiro.
Uma das grandes alegrias do Chaguinhas foi a derrubada do prédio modernoso que enfeiava a Praça da Saudade, em frente ao clube. Chaguinhas e Francisquinha namoraram muito na Praça da Saudade. “Havia uns caramanchões. A praça sempre foi bonita. Fiquei contente com a restauração”, me disse ele, com os olhos cheios d’água.
Chaguinhas morava em Aparecida e Chiquinha num casarão da Ferreira Pena. Hoje o casal mora num grande condomínio no Parque das Laranjeiras. Casa com piscina. Chaguinhas ainda dá suas braçadas. Foi campeão de natação pelo Rio Negro e nadou muitas vezes no Parque Aquático do clube.
O Rio Negro sempre foi um grande clube. A eterna Miss Amazonas e Miss Brasil Terezinha Morango representou o Rio Negro, Manaus  o Amazonas e o Brasil.
Chaguinhas sabe tudo do clube. Disse-me que o Rio Negro possui 18 títulos do Campeonato Amazonense. Não se esqueça, meu amigo, o galo da Praça da Saudade foi tetracampeão entre 1987 e 1990.
É um dos três clubes do futebol local que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em seis edições. Participou ainda por seis vezes da Copa do Brasil.

Sabe qual é o meu maior desejo? Ver o Rio Negro de volta na primeira divisão do brasileirão. Série A. Não posso morrer sem essa alegria. Salve o Chaguinhas! E o Rio Negro!