Amigos do Fingidor

terça-feira, 21 de abril de 2015

Pescaria em Silves



Pedro Lucas Lindoso

Silves é uma cidadezinha do interior muito simpática, limpa. Na verdade é uma ilha. Silves fica no lago Saracá. Trata-se de belíssima região com predominância de diversos lagos amazônicos. O Lago Canaçari por si só é uma atração. A paisagem é deslumbrante. As várzeas e igapós da região de Silves têm uma extraordinária abundância de peixes e uma rica diversidade aquática. Ultimamente, Silves tem ficado famosa pelas piranhas. Pela pesca da piranha, melhor explicando. O mais ilustre cidadão silvense que conheci foi o saudoso Agobar Garcia. Ele fez muito por Silves e amava sua terra como ninguém. Faleceu há poucos meses e deixou viúva uma das senhoras mais queridas da sociedade de Manaus – Ilsa Garcia. O casal morava há anos num prédio na Av. Getúlio Vargas. Felipe, um simpático garotinho morador do edifício, perguntou pelo vovozinho Agobar, que andava sumido. Disseram ao garoto que vovozinho Agobar virou uma estrelinha. Agobar adorava pescar nos lagos de Silves, desde muito moço. Será que lá no céu tem lagos tão bonitos quanto os de Silves? Pode até ter, mas acho que no céu não tem piranhas, que se possa fazer um caldinho gostoso. Vai ter pesca da piranha agora em agosto, lá em Silves. Uma amiga me mandou uma receita de caldinho. Ela chama piranha de palometa. Vejam só:
Ingredientes: 1 kg de palometa - Suco de limão - uma cebola picada - dois dentes de alho picados -1 maço de cheiro-verde picado. Óleo, sal e pimenta do reino - dois pimentões picados - três tomates picados sem pele e sem sementes - 2 litros de água.
Modo de Preparo: Limpe as palometas, deixe-as com a cabeça e tempere com limão, cebola, alho, cheiro-verde, sal e pimenta. Deixe repousar por uma hora. Esquente o óleo, frite as palometas por alguns minutos com todos os temperos. Adicione o pimentão, o tomate e a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Após uma hora, verifique o sal. Coe numa peneira grossa. É gostoso bebê-lo bem apimentado. Há também quem goste de engrossar o caldo com farinha.

Vovozinho Agobar iria adorar pescar piranhas em Silves, agora em agosto. Que pena. Saudades do vovozinho.