Amigos do Fingidor

terça-feira, 28 de abril de 2015

Peppa Pig, em Manaus



Pedro Lucas Lindoso

O mês de outubro é dedicado às crianças. Como pai, tio e futuro avô, resolvi investigar o motivo de tanto sucesso de Peppa Pig entre os curumins e cunhatãs manauaras. Peppa Pig esteve em Manaus. Caruso jamais cantou no Teatro Amazonas. Isso é lenda. Mas ninguém poderá negar que Peppa Pig se apresentou na nossa “Opera House”
 Qualquer um que tenha filhos ou parentes crianças já ouviu falar do desenho “Peppa Pig”. Peppa mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Ela adora brincar de se fantasiar e passa o dia saltando entre as poças de lama ao redor de sua casa.
Conversando com papais e mamães, soube que Maria Flor, uma menina muito inteligente, bonita e simpática, é uma das mais ardorosas fãs da Peppa. Gabriel, um garotinho também muito inteligente, porém mais circunspecto, mostrou ser grande admirador da porquinha. Apresentou Peppa ao seu irmãozinho Henrique que só tem um ano, mas ao vê-la na TV bate palmas e ri com vontade.
Mariana, outra simpática e esperta garotinha, filha de um colega de trabalho, era outra fã de Peppa. Parece que não é mais. Seu zeloso pai, muito cioso daquilo que a filha assiste na TV, concluiu que Peppa não é lá muito boa bisca e não serve de exemplo para as meninas e meninos. Fez a cabeça de Mariana contra Peppa.  Parece que deu resultado. Sem saber disso, a avó da garotinha, que mora em outro estado, comprou todos os bonecos da família Peppa para Mariana. A família não sabe ainda o que fazer com os bonecos.
A mãe de Maria Flor me disse que a Peppa só ensina o que não presta como, por exemplo, chupar o canudo quando o suco chega ao final no copo. Além de ser hostil com o irmão George, com os amigos e desrespeitar os pais. E está feliz porque a relação de Maria Flor com Peppa está desgastada.
O famoso escritor Luís Fernando Veríssimo, tem uma neta, a Lucinda, a musa de inspiração de “momento vovô” em suas crônicas. Lucinda ainda não se manifestou sobre a Peppa. O Brasil inteiro está ansioso para saber o que Lucinda acha da Peppa. Vamos aguardar.
Todos conhecem a estória dos três porquinhos, que sempre fez e faz muito sucesso entre a meninada. Há ainda a estória do Nhoc Nhoc, o porquinho comilão. Mas nenhum desses famosos suínos performáticos parece superar o sucesso de Peppa Pig.
Com o mundo globalizado, não é crível ser contra desenhos animados estrangeiros e tampouco manifestações culturais diversas vindas de outras plagas. Claro que gostaríamos que a heroína Peppa fosse um dos nossos mamíferos aquáticos aqui do Amazonas. Boto, peixe-boi ou mesmo ariranha, e não uma porquinha qualquer.
Mas nada justifica a atitude de Luizinho. O garoto de 10 anos é filho de um socialista radical e eleitor da Luciana Genro. Luizinho detesta a Peppa. Diz que ela é uma cunhatã muito da apresentada e vive arrotando. Para Luizinho, Peppa, apesar de suas ideias feministas, é “representante de governos imperialistas” e deveria ser banida de nossa TV. Quando Peppa visitou Manaus, Luizinho fez um enorme cartaz e colocou em seu quarto: “PEPPA, GO HOME”.
Eu pessoalmente achei a Peppa muito engraçada e não acho atrevimento ela chamar o pai de “papai bobinho”. A Peppa é uma fofa!