Amigos do Fingidor

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O poder das palavras


Pedro Lucas Lindoso

                              O que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem.
(Evangelho de São Mateus: 15,18)

Meu amigo Chaguinhas esteve visitando o Peru em suas últimas férias. Ele a e esposa acharam Lima uma cidade encantadora. Situada na costa do Pacífico, possui atrativos turísticos inesquecíveis como o Museu Larco, a Plaza Mayor e o Monastério de São Francisco. A esposa de Chaguinhas tem pavor a desastre, guerras e terremotos. O último que ocorrera em Lima foi em abril de 2012 e destruiu cerca de 200 mil casas. Um terremotozinho seria até uma experiência turística interessante, comentou Chaguinhas.  Ela obviamente não caiu na conversa. E rebateu:
– Cuidado com suas palavras. Elas têm poder de atração. E não tem época para terremoto. Deus nos protegerá.
O casal visitou Cusco, antiga capital do Império Inca. Cusco, que em quéchua significa umbigo do mundo, é uma cidade fascinante. Chaguinhas me contou que o templo do sol ou Qorikancha era um centro religioso Inca. Atualmente é o mais esplêndido monumento arquitetônico de Cusco, na visão de meu dileto amigo.
Ao visitar a Catedral de Cusco, o casal se deparou com o magnífico El Señor de Los Temblores, o santo padroeiro de Cusco, que controla a terra e sua boa sorte. Adorando o Senhor dos Terremotos os nativos consideram-se protegidos. O casal fez uma prece em frente à primorosa imagem de Cristo Crucificado. Diz-se que durante os terremotos do século 17, muitas pessoas acenderam velas para a imagem, deixando-o com a cor negra.
Visitaram ainda o Vale Sagrado e Pisac. Os Andes são de uma beleza natural significativa e o passeio, inesquecível. Chaguinhas voltou a brincar com a estória do terremoto e levou um pito descomunal da esposa. Na volta de Machu Picchu não se falou mais no assunto. Acabaram-se as brincadeiras.
No dia 24 de novembro de 2015 a terra tremeu em Manaus. A origem do abalo era justamente no Peru. Chaguinhas encontrava-se no oitavo andar de um prédio na nova Darcy Vargas, no escritório de um colega. O lustre balançou. Atrás da mesa do advogado havia um Cristo crucificado, de cor negra, parecido com o Senhor de Los Tremblores de Cusco. A imagem fez um movimento pendular.
Chaguinhas desceu os oito andares do prédio em disparada. Chegou esbaforido ao térreo e ligou para a esposa. Ela não havia notado o abalo. Lembrou-se de suas palavras: Cuidado. Elas têm poder de atração.